AEROPORTOS

Anac premia as melhores iniciativas ambientais em aeroportos do Brasil

A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais protagonismo nas políticas públicas voltadas à infraestrutura aeroportuária. Esse compromisso foi destaque nesta terça-feira (8), durante a cerimônia do 6º Prêmio Aeroportos Sustentáveis, promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília, que reconheceu as melhores práticas ambientais dos operadores diante dos desafios da transição energética e das mudanças climáticas.

Ao todo, 37 iniciativas foram avaliadas no período de 2023/2024, com base em quatro categorias de movimentação de passageiros e três eixos de análise: Sociedade (engajamento social dos aeroportos), Insumos (gestão do consumo de energia, recursos hídricos e resíduos) e Externalidades (gestão de emissões e ruído).

Representando o Ministério de Portos e Aeroportos, a diretora de Sustentabilidade Larissa Amorim destacou o alinhamento técnico e institucional do prêmio com a agenda ambiental do setor aéreo. “O prêmio é a cara da sustentabilidade e mostra toda a vanguarda e iniciativa que o setor aéreo tem nessa pauta. A Anac é sempre muito parceira nas entregas e muito reconhecida pela sua acurácia técnica, pela seriedade na regulação e pelo compromisso com ações sustentáveis. O Aeroportos Sustentáveis é um exemplo claro disso”, completou.

Uma das novidades desta edição foi a certificação automática de critérios relacionados ao programa Airport Carbon Accreditation (ACA), do Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina (ACI-LAC). A parceria com a ACI-LAC reforça o alinhamento dos aeroportos brasileiros às melhores práticas globais em sustentabilidade e descarbonização do setor aéreo.

O Prêmio Aeroportos Sustentáveis integra o Plano de Ação Ambiental 2025–2027 da Anac. Criado em 2013, o programa tem o objetivo de incentivar e reconhecer a evolução da gestão ambiental nos aeroportos do país.

Vencedores da 6ª edição – por categoria e eixo:

Aeroportos até 200 mil passageiros/ano
* Sociedade: Aeroporto de Maricá – Codemar
* Insumos: Aeroporto de Campina Grande – Aena Brasil
* Externalidades: Aeroporto de Macaé – Zurich Airports

Aeroportos até 1 milhão de passageiros/ano
* Sociedade e Insumos: Aeroporto de Juazeiro do Norte – Aena Brasil
* Externalidades: Aeroportos de Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco – Vinci

Aeroportos até 5 milhões de passageiros/ano
* Sociedade: Aeroporto de Manaus – Vinci
* Insumos e Externalidades: Aeroporto de Florianópolis – Zurich Airports

Aeroportos com mais de 5 milhões de passageiros/ano
* Sociedade: Aeroportos de Confins – BH Airport; e Salvador – Vinci
* Insumos: Aeroporto de Salvador – Vinci
* Externalidades: Aeroporto de Confins – BH Airport

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início de roadshow para investidores

Ministério de Portos e Aeroportos deu início ao processo de leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro,…
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
AEROPORTOS

Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destinará, no ciclo de 2026-2027, R$ 310,1 milhões em investimentos para fortalecer a…