AEROPORTOS

Aeroportos do Centro-Oeste movimentaram mais de 9,7 milhões de passageiros entre janeiro e maio

Entre janeiro e maio deste ano, a região Centro-Oeste apresentou destaque na movimentação de passageiros nos aeroportos da região. Nos cinco primeiros meses foram transportados 9,7 milhões de passageiros, um aumento de 8,4% comparado ao mesmo período do ano passado. Os números constam no painel de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Os destaques da região ficaram com os aeroportos de Goiânia, em Goiás, e de Sinop, no Mato Grosso, que tiveram o melhor resultado da história. De janeiro a maio deste ano, o terminal goiano transportou 1,5 milhão de passageiros, alta de 10% na comparação com igual período de 2024. Os números mostram uma consolidação de crescimento do modal aéreo na região, pois vem acumulando crescimento significativo desde 2020.

Localizada na parte Norte da cidade de Mato Grosso, o aeroporto de Sinop rompeu barreiras comerciais e se consolidou como um grande polo turístico do estado. Nos cinco primeiros meses do ano, mais de 162 mil turistas utilizaram o terminal da cidade. Depois de ter ultrapassado a marca de 160 mil passageiros transportados em 2024, a cidade viu crescer em 227% o fluxo de pessoas que utilizam a aviação comercial desde 2019, período da pré-pandemia.

“São números robustos que atestam o crescimento da aviação civil e a retomada do setor no período pós-pandemia da covid-19, a partir de investimentos que o Governo Federal vem fazendo. Na região Centro-Oeste, entregamos a nova pista do aeroporto de Dourados e estamos construindo um novo terminal de passageiros mostrando que a aviação regional também está entre as prioridades do ministério”, afirmou a diretora de gestão estratégica da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Thairyne Oliveira.

Entre os responsáveis pelo crescimento da movimentação nos aeroportos da região está a agroindústria que tem ganhado destaque, promovendo o aumento do tráfego de cargas e passageiros. O fortalecimento do setor de serviços e o crescimento do turismo regional, tanto de lazer quanto corporativo, também contribuem para a abertura de novas rotas e o fortalecimento da conectividade da região, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início de roadshow para investidores

Ministério de Portos e Aeroportos deu início ao processo de leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro,…
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
AEROPORTOS

Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destinará, no ciclo de 2026-2027, R$ 310,1 milhões em investimentos para fortalecer a…