AEROPORTOS

Receita Federal autoriza internacionalização do Aeroporto de Sorocaba (SP)

O Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), passa a operar oficialmente como aeroporto internacional voltado à manutenção, ao reparo e à importação e exportação de aeronaves. A autorização foi publicada na terça-feira (15) pela Receita Federal no Diário Oficial da União e marca um novo momento para o aeroporto, que já é referência mundial em manutenção de aeronaves executivas.

Iniciado em 2012, o processo de internacionalização permitirá que o aeroporto receba e envie aeronaves do exterior para manutenção, sem a necessidade de utilização de outros aeroportos para esse fim. O alfandegamento tem validade inicial de 12 meses e destina-se exclusivamente à manutenção e à importação e exportação de aeronaves, sem transporte comercial de passageiros ou de carga.

“Não tenho dúvidas de que esse segmento é estratégico para gerar empregos, atrair investimentos e contribuir para o desenvolvimento regional. Nosso compromisso, junto aos demais órgãos, é garantir um ambiente cada vez mais eficiente, seguro e competitivo para o setor”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Nos últimos anos, o terminal recebeu melhorias estruturais para atender às operações internacionais, incluindo instalação de salas administrativas para órgãos aduaneiros, implantação de canal de inspeção com raio-x para bagagens, instalação de posto de emissão de passaportes da Polícia Federal e reformas no terminal de passageiros e em áreas operacionais.

Impacto regional
Administrado pela Rede VOA, o aeroporto é conhecido por servir de base para empresas que realizam manutenção em aeronaves executivas de pequeno, médio e grande porte, como as da Embraer.

Para o CEO da Rede VOA, concessionária responsável pela administração do terminal, Marcel Moure, o resultado é fruto da integração entre equipes e órgãos federais. “Foi um processo longo e trabalhoso, que se conclui hoje após grande empenho da nossa equipe e de um excelente trabalho de integração com a Receita Federal, a Polícia Federal, a Anvisa, a Anac e demais órgãos”, afirmou.

A medida permitirá, entre outros avanços, que a Embraer amplie a capacidade de manutenção de aeronaves de empresas internacionais, como a United Airlines.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Sudeste domina os céus do Brasil com 47% dos passageiros do mercado doméstico em 2025

O transporte aéreo brasileiro em 2025 teve um protagonista absoluto: a Região Sudeste. Sozinha, ela concentrou aproximadamente 47% dos passageiros…
AEROPORTOS

Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início de roadshow para investidores

Ministério de Portos e Aeroportos deu início ao processo de leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro,…
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…