AEROPORTOSNEGÓCIOS

Egipto vai privatizar 11 aeroportos

O Egito definiu como objetivo dar um impulso adicional à chegada de turistas, definindo como meta atingir os 30 milhões de visitantes internacionais em 2028, com parte da estratégia a assentar na privatização da gestão de 11 dos seus principais aeroportos.

O primeiro a ser privatizado será o aeroporto de Hurghada, principal destino turístico e segundo maior aeroporto do país em termos de movimentação de passageiros. Espera-se que o concurso para a concessão esteja adjudicado antes do final do presente ano, aparecendo a China State Construction Engineering como candidata à gestão do aeroporto do Mar Vermelho, bem como do aeroporto do Cairo.

Segundo a Presidência da República egípcia, a estratégia visa “desenvolver o setor da aviação civil, aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros e atrair investimentos privados e know-how operacional avançado”, mas “preservando a propriedade pública destes ativos vitais”.

De referir que, em 2024, o Egito recebeu um número recorde de turistas internacionais, com 15,7 milhões de visitantes.

Foto: Depositphotos.com

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais de 1 milhão de passageiros movimentaram os aeroportos do Centro-Oeste em outubro

O Centro-Oeste tem se destacado como um dos principais protagonistas do crescimento da aviação regional e segue em expansão, consolidando-se…
AEROPORTOS

Projeto Criando Asas leva jovens aos bastidores da aviação no Aeroporto de Congonhas (SP)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promoveu mais um evento do projeto Criando Asas, parte do programa Asas para…
AEROPORTOS

Aeroportos de Pernambuco arrematados em leilão terão investimentos de R$ 82 milhões

A aviação regional pernambucana está prestes a mudar de patamar. O leilão do Programa AmpliAR, realizado pelo Ministério de Portos e…