BLOG DO MOZART LUNA

Maragogi promove Refis com descontos de até 100%. Disputa pela Mesa Diretora de Japaratinga agita os bastidores políticos. Prefeito Deo mede força com o ex-prefeito Bruno Loureiro. Vereadores cassados serão abandonados pelo prefeito.

Refis em Maragogi 

A Prefeitura de Maragogi iniciou o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2025, uma iniciativa que oferece aos contribuintes a chance de regularizar os débitos com o município em condições especiais e vantajosas. O REFIS 2025 permite a quitação de dívidas tributárias com descontos de até 100% sobre juros e multas, beneficiando tanto pessoas físicas quanto jurídicas com pendências geradas até 31 de dezembro de 2024. A adesão ao programa pode ser feita até o dia 31 de agosto de 2025. 

Justiça fiscal 
 
Com o REFIS, o município busca promover a justiça fiscal, facilitar a retomada da adimplência e fortalecer a arrecadação, permitindo novos investimentos em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos. A Prefeitura de Maragogi reforça o compromisso com a transparência, o equilíbrio das contas públicas e o apoio aos cidadãos. 

Disputa na Câmara de Japaratinga 

A disputa pela mesa diretora da Câmara de Japaratinga está fervendo. Depois da cassação de quatro vereadores, a eleição para presidência e novos diretores deverá ocorrer no dia 30 deste mês.  

Prefeito no sufoco 

O prefeito Deo de Japaratinga está correndo contra o tempo para eleger aliados para mesa diretora da Câmara. No entanto, o ex-prefeito Bruno Loureiro também está trabalhando nos bastidores.  

Novos vereadores 

Os novos vereadores que vão assumir, estão na expectativa para saber o que o prefeito tem a oferecer. Já os que foram cassados, a informação é de que serão abandonados. 

Cultura em Penedo 

Penedo está habilitado para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no segundo ciclo de investimentos previstos para 2025. A informação foi enviada à Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) pelo Ministério da Cultura (MinC), avanço alcançado graças ao cumprimento dos critérios de execução da política cultural federal. 

Unesco 

A habilitação da única Cidade Criativa da Unesco do estado alagoano é resultado da boa gestão e da execução eficiente dos recursos recebidos no primeiro ciclo do PNAB, o que reforça o compromisso da cidade com o fortalecimento da cultura local.  Secretaria de Cultura de Penedo assegura mais de R$ 450 mil da PNAB  

Urbanização em Arapiraca 

A participação das comunidades é fundamental para a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Arapiraca. Durante toda a semana, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da SMTT Arapiraca, e a empresa EGL realizaram oficinas participativas para coletar as demandas dos arapiraquenses e dar continuidade ao PlanMob. 

Comunidades 

As oficinas aconteceram em nove bairros da cidade: Residencial Agreste, Olho d’Água dos Cazuzinhas, Planalto, Alto do Cruzeiro, Canafístula, Canaã, Brasília, Cacimbas e Batingas. Elas abordaram quatro temas: ciclistas, pedestres, transportes coletivos e transporte de carga. Assim, os participantes puderam refletir sobre as categorias e contribuir com as vivências e com isso apontar as demandas. As oficinas contaram com o apoio da Secretaria de Educação por meio do programa de Educação para Jovens e Adultos