Destaques

Viajantes priorizam exclusividade, conveniência e flexibilidade nas excursões

O mais recente relatório “Tour Taker 2025”, da Arival, revela uma mudança significativa na forma como os viajantes europeus e norte-americanos participam em excursões de um dia, apontando durações mais curtas, grupos mais pequenos e horários flexíveis como tendências. À medida que os viajantes modernos valorizam a flexibilidade e a exclusividade, os operadores estão a repensar a forma como as excursões são desenhadas e oferecidas.

De acordo com o estudo da Arival, 69% dos viajantes fizeram excursões com duração igual ou inferior a três horas em 2024. Este aumento da procura por excursões mais curtas reflete uma crescente preferência pela conveniência, demonstrando que os viajantes procuram experiências que se integrem nos seus planos e horários de viagem.

O interesse por experiências mais íntimas também está a crescer rapidamente. Metade dos participantes em excursões no Reino Unido, EUA e Europa reservaram pelo menos uma excursão privada em 2024. Nos EUA, 50% dos viajantes optaram por formatos privados, enquanto na Alemanha e em França, 55% e 50%, respetivamente, lideraram essa preferência na Europa. As excursões com grupos de seis ou menos participantes foram o formato mais popular, escolhidas por 50% dos norte-americanos e 43% dos europeus.

“Os operadores de excursões e atividades colocam todo o seu empenho na criação de experiências únicas e memoráveis, mas existe também uma dura realidade no marketing de excursões”, salienta Douglas Quinby, cofundador e CEO da Arival. “Os viajantes querem experiências que se adaptem aos seus planos, e não o contrário”, apontando Quinby que os viajantes “exigem experiências pessoais, autênticas e excecionais, mas no momento da escolha e reserva da excursão a conveniência e a flexibilidade são fundamentais”. Por isso, admite que “a indústria tem de evoluir para responder a esta procura com formatos mais pequenos, ágeis e reservas sem fricção.”

O relatório analisa também diferenças significativas nas preferências de excursões, gastos e hábitos de reserva de acordo com a idade dos viajantes, bem como entre os EUA e quatro mercados-chave europeus. Enquanto os viajantes mais jovens impulsionam a procura por excursões imersivas e experiências vivenciais, os mais velhos continuam a preferir os formatos tradicionais de visitas turísticas. Isto indica a necessidade de os operadores expandirem a oferta de experiências mais participativas e interativas para as novas gerações de viajantes.

Entretanto, o comportamento de reserva continua a evoluir. Embora 72% dos viajantes norte-americanos tenham reservado excursões antes de chegarem ao destino, a maioria continua a fazê-lo com menos de uma semana de antecedência. De facto, 70% dos americanos e 61% dos europeus reservaram excursões com menos de sete dias de antecedência, sublinhando a importância da disponibilidade em tempo real e de plataformas de reserva pensadas para dispositivos móveis.

Foto: Depositphotos.com
Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Penedo Luz 2025: Espetáculo Uma Estrela de Natal estreia com inovações na noite de domingo, 07

A criatividade do povo penedense está em alta, virtude impulsionada por políticas públicas implantadas pelo prefeito Ronaldo Lopes desde seu…
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DestaquesMEIO AMBIENTE

Turismo de observação de aves ganha Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo

Uma atividade que une conservação ambiental, conhecimento técnico e desenvolvimento sustentável acaba de ganhar um novo incentivo no Brasil. O…