AEROPORTOS

Concorrência espanhola aprova subida de taxas aeroportuárias propostas da AENA para 2026

A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) ratificou, sem alterações, a proposta da AENA para aumentar as tarifas cobradas às companhias aéreas em 0,68 euros por passageiro em 2026, fixando-as nos 11,03 euros. Após esta aprovação, o conselho de administração da gestora aeroportuária terá de aprovar as tarifas na sua próxima reunião.

Este aumento das taxas aeroportuárias representa uma subida de 6,6% face aos 10,35 euros praticados em 2025

Este ano, a gestora aeroportuária manteve as tarifas congeladas, como tem acontecido desde 2015, por imposição legal, embora em 2024 tenha podido aumentá-las em cerca de 4% para compensar a subida dos preços da energia após o início da guerra na Ucrânia.

A política tarifária da AENA tem sido alvo de críticas por parte das companhias aéreas, com destaque para a Ryanair, que se tem mostrado particularmente crítica, sobretudo em relação aos aeroportos regionais do país.

Ao contrário dos anos anteriores, a atualização das tarifas não precisará de aprovação pelo Conselho de Ministros, sendo suficiente a validação por parte do conselho de administração da AENA.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais de 1 milhão de passageiros movimentaram os aeroportos do Centro-Oeste em outubro

O Centro-Oeste tem se destacado como um dos principais protagonistas do crescimento da aviação regional e segue em expansão, consolidando-se…
AEROPORTOS

Projeto Criando Asas leva jovens aos bastidores da aviação no Aeroporto de Congonhas (SP)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promoveu mais um evento do projeto Criando Asas, parte do programa Asas para…
AEROPORTOS

Aeroportos de Pernambuco arrematados em leilão terão investimentos de R$ 82 milhões

A aviação regional pernambucana está prestes a mudar de patamar. O leilão do Programa AmpliAR, realizado pelo Ministério de Portos e…