Notícias

Brasileiros priorizam viagens e experiências a bens materiais, aponta pesquisa

Uma pesquisa recente de empresa de proteção ao crédito confirma uma importante mudança no comportamento do consumidor brasileiro: as pessoas estão, cada vez mais, priorizando o investimento em experiências, viagens e bem-estar em vez de bens materiais. De acordo com o levantamento da Serasa Experian, 40,7% dos brasileiros pretendem gastar mais com experiências, como viagens e eventos, e 25% já relatam consumir mais dessas vivências no dia a dia. Outra novidade é que diferentes gerações estão igualmente engajadas com as novas tendências, com a maioria dos consumidores sendo das gerações Y, X e Baby Boomers (entre 34% e 42%).

Essa tendência cria um cenário positivo para o turismo nacional, reforçado, por exemplo, pelo bom momento do setor aéreo doméstico. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Brasil registrou 48 milhões de passageiros em voos domésticos no primeiro semestre de 2025. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, são resultados que demonstram a busca dos visitantes por experiências turísticas nos destinos nacionais.

“Cada dia mais o brasileiro demonstra que quer viajar pelo seu país, por isso, temos fortalecido ações e programas que melhoram a infraestrutura e ampliam a promoção turística. O turismo fera renda, emprego e oportunidades em todas as regiões do Brasil”, afirmou.

Conheça o Brasil – Para conectar o viajante brasileiro aos destinos nacionais, o Ministério do Turismo desenvolve ações estratégicas dentro do programa “Conheça o Brasil”. 

Em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e as principais companhias aéreas do país, o programa “Conheça o Brasil: Voando”, que democratiza o acesso ao transporte aéreo, estimulando a oferta de passagens com tarifas competitivas para diversos destinos nacionais.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” é uma iniciativa conjunta com o Banco do Brasil que oferece a correntistas do banco uma linha de crédito com condições especiais para financiar pacotes de viagem, passagens e outros serviços turísticos, com prazo de pagamento de até 60 meses.

Foto: GettyImages

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…