AEROPORTOSNotícias

Comissão Europeia aprova scanners nos aeroportos que permitem líquidos com mais de 100 ml

A Comissão Europeia aprovou na terça-feira, 29 de julho, a instalação de ‘scanners’ nos aeroportos da União Europeia que permitem o transporte de líquidos com mais de 100 ml, assim como de dispositivos eletrónicos sem terem de ser retirados da bagagem.

Em causa está um novo tipo de equipamentos, os scanners C3, que permitem que os passageiros transportem líquidos sem restrições na bagagem de mão e não sejam obrigados a retirar equipamentos eletrónicos da mala, no controlo de segurança.

“Recebemos a avaliação da Conferência Europeia da Aviação Civil e demos o selo europeu, com base na sua avaliação, a esta primeira configuração de ‘scanners’ aeroportuários que permite aos passageiros trazer a bordo estas embalagens maiores de líquidos”, disse a porta-voz da Comissão Europeia para os transportes, Anna-Kaisa Itkonen.

Em conferência de imprensa, em Bruxelas, a responsável confirmou que a aprovação da Comissão Europeia “já foi dada” para que tais equipamentos operem na União Europeia (UE), a exemplo dos aeroportos de Munique, Roma (Fiumicino), Bolonha, Turim, Frankfurt e Milão (Malpensa e Linate), assim como outros mais pequenos, que já adquiriram estes novos equipamentos.

“As medidas práticas não são da responsabilidade dos aeroportos. Atualmente, esta tecnologia que foi aprovada diz respeito a 700 ‘scanners’ localizados em 21 Estados-membros”, acrescentou a porta-voz da Comissão Europeia para os transportes.

Apesar da autorização, a responsável alertou que isto não significa que todos os passageiros passem a poder transportar líquidos de maiores dimensões, já que nem todos os aeroportos europeus dispõem já destes novos equipamentos, pelo que devem ser os aeroportos a informar os passageiros sobre o tipo de tecnologia utilizada.

Recorde-se que, no ano passado, a Comissão Europeia tinha proibido este tipo de scanners alegando que os equipamentos apresentavam problemas técnicos, mas voltou agora atrás na decisão, depois da Conferência Europeia da Aviação Civil ter recomendado a adoção destes equipamentos

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
AEROPORTOS

Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destinará, no ciclo de 2026-2027, R$ 310,1 milhões em investimentos para fortalecer a…
AEROPORTOS

Roadshow apresenta Galeão para investidores

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) e o Ministério…