De janeiro a junho deste ano, a Turquia acolheu 53.483 visitantes portugueses, o que corresponde a um crescimento de 10,80% face ao mesmo período do ano passado, consolidando o mercado português como um dos emissores europeus em crescimento.
Estes dados confirmam a Turquia, segundo o ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, como um destino cada vez mais popular entre os portugueses, atraídos pela sua combinação de história, natureza, gastronomia, hospitalidade e uma oferta crescente de turismo cultural e experiencial.
Entretanto, entre 1 de janeiro e 30 de junho, 26.388.831 turistas internacionais visitaram o país gerando 25,8 mil milhões de dólares em receitas turísticas, um aumento de 7,6% em relação a 2024, enquanto a estadia média foi de 10 noites, com uma despesa média de 106 dólares por pessoa/noite, o que representa uma subida de 8% face ao mesmo período do ano anterior.
O anúncio foi feito em Istambul pelo ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, que destacou a importância destes resultados no contexto internacional. “Apesar dos numerosos desafios geopolíticos da primeira metade do ano, a Turquia conseguiu manter um crescimento sustentável no setor turístico”, destacou, para apontar que “a nossa estratégia de diversificação de destinos, produtos e mercados emissores está a produzir resultados tangíveis”.
O governante turco acrescentou que “confiamos que, durante os próximos seis meses, atingiremos o nosso objetivo anual de 64 mil milhões de dólares em receitas turísticas”.
Nos primeiros seis meses do ano, os três principais mercados emissores de visitantes para o destino foram a Rússia, com 2,61 milhões, a Alemanha, com 2,42 milhões, e o Reino Unido, com 1,75 milhões de visitantes. A Turquia também registou um crescimento de dois dígitos no número de visitantes provenientes da América, bem como de muitos dos seus concorrentes europeus e de países da Ásia Central e da região Ásia-Pacífico.



