DESTINOS

Ilhas Canárias querem sensibilizar visitantes com campanha “Bem-Vindo Turista”

O Turismo das Canárias acaba de lançar uma nova campanha com o mote “Bem-Vindo Turista”, que visa promover o turismo responsável, tendo em mente a sustentabilidade e o respeito pelas ilhas durante a visita.

Financiada com fundos do NextGeneration EU, a nova campanha, que estará em exibição até o final de agosto em cidades com voos diretos para as Ilhas Canárias, apela a um visitante consciente e participativo e local, promovendo um modelo de turismo mais consciente, responsável e respeitoso para com o ambiente natural e a cultura das ilhas. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico de Destino das Ilhas Canárias 2025-2027 e tem como objetivo atrair visitantes de maior valor, tanto económica como ambiental e socialmente.

O diretor-geral do Turismo de Islas Canarias, José Juan Lorenzo, citado pela imprensa canarinam afirmou que “com esta campanha queremos dar um novo significado ao conceito de turista, destacando valores atuais que demonstram um compromisso com o local visitado e um respeito não só pelo meio ambiente, mas também pela sociedade local”.

Daí, um jogo gráfico com a sigla “Turista”, redefinindo cada letra em termos de sustentabilidade e respeito. Cada componente da palavra assume um novo significado, que acompanha uma recomendação prática.

“Turista com consciência” – Antes de fazer as malas, pense em como reduzir o seu impacto. Recicle, economize água e energia e trate o seu destino como se fosse seu lar.

“Unidos às tradições locais” – As Ilhas Canárias têm costumes únicos, como o apito de Gomero. Participe de festivais ou eventos com respeito, observando as normas e códigos culturais de cada lugar.

“Respeite as regras de convivência” – As ilhas são conhecidas pela hospitalidade. Evite barulho, estacione corretamente e mantenha uma atitude amigável com a comunidade local.

“Envolvido na conservação” – Aproveite os parques naturais sem danificá-los. Não arranque plantas nem leve lembranças da natureza; contrate um guia oficial.

“Apoiar a economia local – Faça compras nos mercados e experimente produtos locais, como queijo Majorero ou batatas enrugadas. Estará a apoiar a comunidade e a saborear a autêntica culinária canária.

“Trate o meio ambiente com cuidado” – Não leve conchas ou pedras vulcânicas. Elas fazem parte do ecossistema e devem permanecer onde estão. Fotos, sim; souvenirs físicos, melhor não.

“Admire com respeito” – Visite museus, monumentos e sítios arqueológicos com respeito. Aprenda sobre a história desses locais para uma experiência mais completa e significativa.

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DESTINOS

Foz do Iguaçu registra as melhores taxas de ocupação hoteleira da história em 2025

Foz do Iguaçu alcançou, em 2025, o melhor desempenho histórico em sua taxa de ocupação hoteleira. O levantamento realizado pela…
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…