DESTINOS

Japão endurece condições para turistas estrangeiros

O Japão, que na primeira metade de 2025 ultrapassou pela primeira vez a Tailândia em chegadas internacionais com 21,5 milhões de visitantes, decidiu ajustar a sua estratégia turística perante as crescentes queixas locais sobre a massificação e a pressão exercida sobre o seu patrimônio cultural e natural.

Entre as principais medidas, o Governo vai pôr fim à devolução imediata do imposto sobre o consumo nas lojas a partir de 1 de novembro de 2026. Os turistas terão de pagar o imposto na caixa e solicitar o reembolso nos aeroportos aquando da saída do país. Com esta alteração, as autoridades procuram simplificar os trâmites e evitar abusos do sistema.

Além disso, desde julho foi formalizado um sistema de preços diferenciados em museus, templos, estâncias de esqui e outros pontos de interesse, com tarifas entre 30% e 100% mais elevadas para visitantes estrangeiros, com as receitas adicionais a serem destinadas à manutenção dos locais turísticos.

O plano inclui ainda limites diários de visitantes em locais emblemáticos como o Monte Fuji e, a partir de 2028, a introdução de um sistema de autorização eletrónica (Japan Electronic System for Travel Authorization, Jesta sigla em inglês) para viajantes de 71 países atualmente isentos de visto, entre os quais os Estados Unidos, o Reino Unido, a Austrália e grande parte da Europa.

As autoridades sublinham que estas medidas têm como objetivo “garantir um turismo sustentável e preservar a longo prazo os locais icónicos do Japão”, embora reconheçam que irão implicar “custos e formalidades acrescidos para os visitantes internacionais”.

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DESTINOS

Foz do Iguaçu registra as melhores taxas de ocupação hoteleira da história em 2025

Foz do Iguaçu alcançou, em 2025, o melhor desempenho histórico em sua taxa de ocupação hoteleira. O levantamento realizado pela…
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…