A maior feira de produtos Origem Brasil vai estar, pela primeira vez, em Lisboa, de 11 a 14 de setembro, no Pátio da Galé. Com uma programação intensa e diversa, que inclui feira de negócios, showcookings, fóruns, workshops e apresentações culturais, o BOW é uma montra de produtos de origem, inovação e sustentabilidade, promovendo experiências e oportunidades de networking entre marcas, profissionais e público em geral.
Entretanto, o ponto alto do evento será no dia 11 de setembro, a partir das 16 horas, com um encontro que coloca a promoção de destinos no centro do debate estratégico. O workshop “Inovação e Sustentabilidade na Promoção dos Destinos” reunirá autoridades, especialistas e líderes de diferentes setores para discutir como inovação, sustentabilidade e cooperação internacional podem reposicionar territórios, culturas e marcas num mercado global cada vez mais competitivo.
“A promoção de destinos vai muito além do turismo. Trata-se de criar narrativas consistentes que unam identidade, cultura, sustentabilidade e inovação. Esse workshop nasce para ampliar o olhar sobre como o Brasil e Portugal podem se fortalecer mutuamente nesse processo de posicionamento internacional”, afirma Marco Lessa, criador da iniciativa Brasil Origem Week.
O programa inclui o painel “Brasil: Um País, Tantos Destinos – Diversidade, Sustentabilidade e Estratégias para a Promoção Internacional”, que reunirá gestores brasileiros, e o debate “Conexões que Inspiram – Portugal e Brasil no Mapa da Cooperação”, com a participação de Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional do Turismo da Região de Lisboa, bem como um workshop “O Novo Luxo – Essência, Valor e Propósito”, que explorará a forma como as marcas estão a reinventar o conceito de luxo através da autenticidade e da ligação aos territórios.
Já no dia 13 de setembro, outro workshop da programação do Brasil Origem Week vai ensinar sobre internacionalização de empresas em Portugal e nos demais países da Europa. O tema é “Desbravando Fronteiras: do local ao global, como conquistar mercados internacionais com inteligência e segurança”, em parceria com a Apex Brasil. Será uma manhã de conhecimento destinada aos que querem aprender sobre internacionalização, um tema constante entre empresários do Brasil interessados em Portugal.
Além dos workshops, a programação inclui feira de produtos, gastronomia, exposições de arte e fotografia, e oportunidades de negócios, reforçando o papel do turismo sustentável como vetor de desenvolvimento económico e social. A feira é de entrada livre, mas para os debates é necessária inscrição prévia.



