As autoridades de aviação civil sul-africanas aprovaram a operação no país dos aparelhos da Embraer, concretamente do E190-E2 e do E195-E2, numa decisão que se espera que venha a aumentar a presença do fabricante aeronáutico brasileiro no continente africano.
Segundo a imprensa brasileira, os dois modelos da Embraer já receberam a Certificação de Aceitação de Tipo da Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA), o que permite antever um maior crescimento da Embraer no país e no continente africano, considerado um mercado estratégico para o fabricante aeronáutico brasileiro, que procura reforçar a sua expressão no segmento da aviação regional.
Os jornais basileiros lembram que, esta certificação, surge numa altura em que a companhia aérea sul-africana Airlink estabeleceu um contrato de leasing com a Azorra para a operação de dez novos jatos E195-E2, cujas entregas previstas entre 2025 e 2027.
“Esta certificação abre novas oportunidades para a aeronave, que já alcançou sucesso significativo em todo o mundo”, afirmou Stephan Hannemann, vice-presidente sénior para África e Médio Oriente da Embraer.
Já o CEO da Airlink, De Villiers Engelbrecht, destacou que “a aceitação de tipo pela SACAA representa um marco importante” para a companhia aérea, que se encontra a preparar-se para a entrada em serviço do E195-E2 de última geração”.



