DestaquesNEGÓCIOS

Receitas turísticas em França aumentam no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2025, França registou 37,3 mil milhões de euros de receitas provenientes do turismo internacional, um aumento de 13,7% em relação ao ano anterior. A procura cresceu de forma particularmente acentuada na Alemanha, nos Países Baixos e nos Estados Unidos da América (EUA).

O número de dormidas atingiu, no primeiro semestre, quase 290 milhões, segundo dados do Ministério do Turismo francês. Os hotéis contabilizaram mais 7% de noites, enquanto os alojamentos de férias e casas rurais registaram um aumento de 11%.

No total, o turismo contribuiu positivamente para a balança de pagamentos francesa, com o excedente a ascender a 11,8 mil milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de quase 15%.

De acordo com os dados disponíveis, a evolução nos mercados emissores foi particularmente expressiva com o número de visitantes provenientes da Alemanha a aumentar 25%, e dos Países Baixos 17,6%. Também os mercados de longa distância apresentaram taxas de crescimento de dois dígitos, com as chegadas dos EUA a subirem 12,5%, e as do Japão 10%.

Com base nas receitas turísticas, os EUA tornaram-se o segundo mercado mais importante para França, logo após a Bélgica, posicionando-se, segundo o Ministério, à frente do Reino Unido e da Alemanha.

Após receitas turísticas de 63,5 mil milhões de euros, em 2023, e de 71 mil milhões de euros, em 2024, o Governo francês considera que o país está no bom caminho para atingir, até 2030, a meta dos 100 mil milhões de euros anuais.

Para os próximos meses, o Ministério prevê um crescimento adicional: entre setembro e novembro, o número de chegadas aéreas deverá aumentar 7,7%.

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Penedo Luz 2025: Espetáculo Uma Estrela de Natal estreia com inovações na noite de domingo, 07

A criatividade do povo penedense está em alta, virtude impulsionada por políticas públicas implantadas pelo prefeito Ronaldo Lopes desde seu…
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DestaquesMEIO AMBIENTE

Turismo de observação de aves ganha Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo

Uma atividade que une conservação ambiental, conhecimento técnico e desenvolvimento sustentável acaba de ganhar um novo incentivo no Brasil. O…