A Associação de Portos de Portugal (APP), sob a marca “Cruise Portugal”, volta a marcar presença na Seatrade Europe 2025, a maior feira de cruzeiros da Europa, que decorre de 10 a 12 de setembro, em Hamburgo, sob o tema “Future Forward”.
A representação portuguesa integra os portos de Leixões, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira, acompanhados por um conjunto crescente de agentes económicos do setor, que reforçam a importância estratégica desta participação.
No stand de Portugal estão representadas diversas empresas nacionais ligadas à indústria, entre as quais a Amundsen, a Buzzpath – Agência de Viagens, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, a Portugs, a Shore Tours e a Tecnoveritas.
A presença da TAP Air Portugal reforça ainda a parceria estabelecida com os portos nacionais, ampliando a visibilidade internacional da marca “Cruise Portugal”.
Sustentabilidade e transição energética em destaque
Durante o evento, os representantes dos sete portos portugueses irão promover contatos comerciais, consolidar parcerias e apresentar os projetos de sustentabilidade e inovação atualmente em curso. O setor nacional de cruzeiros tem vindo a intensificar os esforços rumo à transição energética, com o compromisso de reduzir significativamente a pegada ambiental.
Até 2030, está prevista a instalação de sistemas Onshore Power Supply (OPS), que permitirão aos navios ligar-se à rede elétrica em porto, reduzindo emissões. Entre as iniciativas já implementadas pelos portos portugueses destacam-se o incentivo à mobilidade elétrica no transporte intra-porto; parcerias com companhias de cruzeiros em prol das comunidades locais, nomeadamente ações de limpeza de praias, doação de bens e reflorestação; participação ativa na liderança de grupos de trabalho internacionais, promovendo a Região Atlântica e políticas sustentáveis no setor.
2025 poderá ditar novo recorde
No primeiro semestre de 2025, os portos portugueses registaram um total de 540 escalas e de 881.644 passageiros, correspondendo a crescimentos de 8% e 11%, respetivamente, face ao mesmo período de 2024.
As previsões para 2025 apontam para novos recordes. Assim, estima-se mais de 1,9 milhões de passageiros e cerca de 1.115 escalas de navios de cruzeiro. Estes números traduzem um crescimento estimado de 5% em passageiros e 3% em escalas, e “consolidam a relevância de Portugal como destino de excelência no turismo de cruzeiros internacional”, refere a Associação de Portos de Portugal, em comunicado.



