DESTINOSGASTRONOMIA

Sabores da Mata Atlântica: experiências gastronômicas no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Visitar o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é mergulhar em uma experiência que vai além do contato com a natureza. Além de ser um espaço dedicado à conservação da Mata Atlântica, o Parque também se tornou uma ótima opção para gastronomia sustentável, convidando os visitantes a descobrirem novos sabores e a se conectarem com a biodiversidade por meio da culinária.

No parque, há uma horta própria, onde são cultivados muitos dos ingredientes usados nas receitas servidas aos visitantes. Muitas dessas combinações são autorais, criadas especialmente para o atrativo. Já os insumos que não são produzidos ali vêm de fornecedores locais, garantindo alimentos frescos, fortalecendo a economia regional e reduzindo impactos ambientais, como emissão de carbono e desperdício.

Um dos destaques no preparo das receitas é o uso das PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Elas oferecem frescor, sabor e alto valor nutritivo, com proteínas, vitaminas, fibras e antioxidantes. O grupo das PANCs inclui alimentos não muito conhecidos, mas também partes de plantas convencionais que geralmente não são consumidas por falta de hábito ou conhecimento, como talos, cascas, folhas e flores. Incorporá-las ao cardápio é, ao mesmo tempo, um exercício de criatividade e sustentabilidade: amplia as possibilidades gastronômicas, evita desperdício e resgata saberes ancestrais ligados ao uso integral dos alimentos.

espaguete vegano com pesto de ora-pro-nóbis
Espaguete vegano com pesto de ora-pro-nóbis

Nas opções de gastronomia do Parque das Aves, essas plantas aparecem em receitas criativas, como paletas artesanais feitas com frutas regionais e combinações inusitadas como açafrão com leite condensado, flores com água de coco, açaí de juçara com banana, jabuticaba, pitanga, jaca e até butiá. Há também preparos salgados, como bolinhos de taioba, coxinha de jaca e espaguete vegano com pesto de ora-pro-nóbis, que mostram como a culinária pode ser inovadora e sustentável quando valoriza ingredientes fora do padrão do dia a dia.

Além de que cada receita é pensada para destacar a diversidade da Mata Atlântica e despertar a curiosidade sobre alimentos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia.

Bolinhos de Taioba
Paletas Artesanais

Parque das Aves

O Parque das Aves oferece seis viveiros de imersão, que abrigam mais de 1.300 aves de cerca de 140 espécies. A proposta é unir prazer e aprendizado, reforçando a importância da preservação ambiental em cada detalhe da visita.

Entre os mais novos espaços está o Mundo dos Tucanos, inaugurado em janeiro de 2025. Com 700 m², o recinto foi projetado especialmente para acolher tucanos das espécies Ramphastos toco (tucano-toco) e Ramphastos dicolorus (tucano-de-bico-verde). A maioria chegou por meio de ações de resgate, incluindo filhotes que nasceram a partir de ovos apreendidos pela Polícia Federal no Aeroporto de Foz do Iguaçu em 2023.

Por: destino.foz

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DESTINOS

Foz do Iguaçu registra as melhores taxas de ocupação hoteleira da história em 2025

Foz do Iguaçu alcançou, em 2025, o melhor desempenho histórico em sua taxa de ocupação hoteleira. O levantamento realizado pela…
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…