O futuro do turismo brasileiro esteve em pauta essa semana, em São Paulo, com a realização do Fórum de Turismo e Investimentos Brasil 360°. O evento da RTSC Holding e Qore Investimentos teve apoio da ONU Turismo e foi organizado pelo Estadão. A Embratur marcou presença a convite da ONU. A iniciativa reuniu lideranças públicas e privadas visando destravar o potencial de crescimento do setor no país. O objetivo foi discutir oportunidades de investimento, fomentar políticas públicas eficazes e traçar estratégias para fortalecer toda a cadeia produtiva do turismo.
Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Agência, integrou o painel “O Papel do Estado no desenvolvimento do Turismo”, apresentando o trabalho da Embratur para atrair mais turistas estrangeiros e consolidar a imagem do Brasil como um destino plural, seguro e sustentável.
O diretor destacou “a importância da promoção comercial internacional com foco na conversão de vendas para que o país possa atrair mais investimentos internacionais”. Segundo ele, “o Plano Brasis foi concebido para apoiar as unidades da federação de acordo com suas particularidades”, frisou Bruno Reis.
O encontro ganhou peso internacional com a participação do secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, da diretora-executiva, Natália Bayona e de Oscar Rueda García, diretor de Turismo Sustentável do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que apresentaram iniciativas globais focadas em sustentabilidade e desenvolvimento, reforçando a importância de alinhar o crescimento do turismo brasileiro às melhores práticas mundiais.
Turismo
O turismo se consolida como um pilar fundamental da economia brasileira. Atualmente, o setor é responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, um indicativo claro de sua relevância para a geração de riqueza e oportunidades. Este cenário positivo é corroborado pelo expressivo aumento no fluxo de visitantes estrangeiros.
De janeiro a agosto deste ano, o Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais, 46,7% a mais que no mesmo período do ano passado, um número que reflete a crescente atratividade dos destinos nacionais e a eficácia das estratégias de promoção do país no exterior. Este desempenho fortalece a cadeia produtiva do turismo, bem como contribui na promoção da imagem do Brasil no cenário global.
O Fórum
Em um cenário de novas demandas globais, o evento serve como uma vitrine para projetos com viabilidade técnica e econômica, além de um catalisador para a formação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). A programação foi desenhada para abordar os temas mais urgentes do setor, desde o financiamento de grandes projetos até o papel do Estado como facilitador do desenvolvimento.
Mais do que um espaço para debates, o Fórum Turismo e Investimentos Brasil 360° se consolida como uma plataforma para a concretização de negócios. Painéis sobre o caminho das PPPs, crédito, investimento e o papel dos bancos de fomento, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) garantem discussões sobre como financiar a infraestrutura turística necessária para o avanço do país.
Ao conectar investidores, operadores e gestores públicos, o fórum reforça a relevância do turismo como um motor de crescimento econômico, capaz de gerar empregos e promover a diversidade cultural brasileira, em total sintonia com as metas de desenvolvimento sustentável globais.



