O Turismo de Portugal quer atrair turistas argentinos com a abertura de um escritório na Argentina, com ações junto das agências de turismo de Buenos Aires e com a chegada ao país de dezenas de operadores turísticos.
“O Turismo de Portugal tomou a decisão, juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo, de abrir um escritório aqui em Buenos Aires para justamente poder ter um trabalho de proximidade junto da operação turística, mas também junto do consumidor final. Esse escritório será parte da nossa rede de equipas de turismo no estrangeiro”, revelou à Lusa a administradora do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro.
A decisão foi anunciada no final da Feira Internacional de Turismo (FIT) da América Latina que, entre os dias 27 e 30 de setembro em Buenos Aires, teve Portugal como o país convidado de honra da Argentina, permitindo uma oportunidade de divulgação e de visibilidade num mercado até agora inexplorado.
O escritório vai funcionar dentro da Embaixada de Portugal em Buenos Aires e será inaugurado em 2026, ainda sem data definida. Atualmente, o Turismo de Portugal está presente em 25 países, pelo que a Argentina será o 26.º.
“Esta é uma excelente notícia para nós, porque é um reforço para o nosso trabalho de promoção do turismo português. Teremos alguém completamente dedicado só a promover Portugal. Isso vai abrir portas que serão muito importantes para o nosso trabalho”, explicou à Lusa o embaixador de Portugal na Argentina, Gonçalo Teles Gomes.
Em novembro, representantes do Turismo de Portugal vão participar na convenção anual da Associação de Agências de Viagens e Turismo de Buenos Aires num movimento que confirma o interesse dos operadores argentinos por Portugal como novo destino.
Os mais de 800 associados terão uma apresentação de Portugal, atividades em conjunto e ações de formação para os agentes de viagens sobre o destino.
“Vamos também ter aqui um trabalho muito próximo com os agentes de viagens e com os operadores turísticos justamente para os capacitar sobre Portugal e essas ações de capacitação são muito importantes porque permitem que o agente de viagens conheça a nossa oferta e que possa criar produto, traçando os seus próprios trajetos em Portugal, para colocar junto dos seus clientes argentinos”, indicou Lídia Monteiro.
Essa iniciativa terá uma segunda e mais importante fase quando duas missões de operadores turísticos e agências de viagens da Argentina forem a Portugal conhecer os roteiros no terreno.
As visitas serão marcadas para janeiro, logo após a Feira Internacional de Turismo (FITUR) de Madrid, a acontecer entre os dias 21 e 26 de janeiro de 2026. Os interessados em Portugal poderão aproveitar a presença na FITUR para visitarem o novo destino.
“Vamos organizar logo no início do ano duas visitas de operadores argentinos a Portugal. Uma com a Associação de Agências de Viagens e Turismo de Buenos Aires, outra com a Associação Argentina de Agências de Viagens e Turismo, ao nível nacional. Essas comitivas farão um ‘road show’ por Portugal. Vão entrar pelo Norte e sair pelo Sul, conhecendo o nosso país. Vão conhecer a nossa oferta turística e ter contactos com empresas portuguesas para parcerias”, apontou Lídia Monteiro.
Na FIT2025, a maior feira de turismo da América Latina e terceira maior do mundo, Portugal participou pela primeira vez. No ano passado, cerca de 75 mil argentinos visitaram o país, número que deve ultrapassar 100 mil até 2026.
Segundo as autoridades do Turismo de Portugal presentes na FIT2025, a meta é chegar aos 200 mil em 2029 e a um milhão em 2035, números que podem ser antecipados se a TAP estabelecer um voo direto Lisboa-Buenos Aires, objetivo de todos os agentes turísticos envolvidos.



