DestaquesDESTINOS

Centro de Portugal, Porto e Norte e Castela e Leão reforçam estratégia de promoção conjunta internacional

As entidades regionais de turismo do Centro de Portugal, do Porto e Norte de Portugal e de Castela e Leão acabam de reforçar a sua estratégia de cooperação transfronteiriça, com vista à afirmação das três regiões como uma plataforma de destino turístico internacional. O encontro juntou os responsáveis máximos do turismo nas três regiões: Rui Ventura (Turismo Centro de Portugal), Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte de Portugal) e Ángel González Pieras (Junta de Castela e Leão).

A reunião, realizada nos Paços do Conselho de Pinhel, teve como objetivo definir os próximos passos para o desenvolvimento de uma estratégia conjunta, assente na estruturação e promoção de produtos turísticos que refletem a identidade partilhada entre os três territórios. Entre os exemplos destacados estão as fortalezas e fortificações da fronteira, as aldeias e vilas históricas, a gastronomia e o enoturismo, os rios Douro e Côa, o termalismo, o turismo de natureza e o ecoturismo.

A valorização dos Caminhos de Santiago foi outro dos temas centrais, com realce para o Caminho de Torres, que liga Salamanca a Santiago de Compostela. Foi ainda proposta a criação de um festival anual itinerante, alternando entre Portugal e Espanha, para celebrar a música, a cultura e a gastronomia ibéricas.

No final da reunião – em que participaram também as diretoras da Turismo Centro de Portugal, Sílvia Ribau e Cátia Aldeagas, o diretor do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Marco Sousa, e Fernando Rodríguez, da Junta de Castela e Leão – foi decidido criar um grupo de trabalho técnico com representantes das três entidades, que passarão a reunir-se de forma periódica.

Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, considerou que esta parceria “exemplifica de forma clara aquilo que eu pretendo para a região Centro de Portugal, que é a aproximação ao Norte e também a Castela e Leão. Juntos, os três territórios constituem a maior plataforma ibérica de turismo, são uma grande porta de entrada. A raia tem um enorme potencial turístico, que queremos transformar numa mais-valia para as nossas regiões. Demos aqui um passo muito importante para os nossos objetivos comuns”.

Também Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, destacou o avanço estratégico. “Demos um passo importante na cooperação com a Junta de Castela e Leão e com o Turismo Centro de Portugal. É nosso propósito dinamizar e concretizar a ideia de 3 regiões, 2 países e 1 destino, estruturando produtos que temos em comum e apostando na promoção conjunta dos mesmos”.

Já Ángel González Pieras, diretor-geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, constatou que “há muitas semelhanças e pontos em comum entre o turismo do Centro de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, e Castela e Leão. Concordámos em aprofundar o estabelecimento de uma estratégia comum e apresentámos produtos que consideramos muito importantes para promover o território em conjunto nos mercados emissores mais relevantes”.

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Penedo Luz 2025: Espetáculo Uma Estrela de Natal estreia com inovações na noite de domingo, 07

A criatividade do povo penedense está em alta, virtude impulsionada por políticas públicas implantadas pelo prefeito Ronaldo Lopes desde seu…
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DESTINOS

Foz do Iguaçu registra as melhores taxas de ocupação hoteleira da história em 2025

Foz do Iguaçu alcançou, em 2025, o melhor desempenho histórico em sua taxa de ocupação hoteleira. O levantamento realizado pela…