DESTINOS

Com quase 600 mil turistas internacionais, Santa Catarina registra aumento de 65,2% nas chegadas em 2025

Santa Catarina fechou os primeiros nove meses de 2025 com quase 600 mil turistas internacionais visitando seus destinos. O estado recebeu, no período, 592.660 viajantes, 65,2% a mais que as 358.694 entradas de janeiro a setembro de 2024. Para se ter uma ideia da explosão de entradas, segundo dados da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal, em agosto, a região já tinha ultrapassado todo o ano de 2024.

Em relação ao mês de setembro, a tendência de alta se manteve e foi registrado crescimento de 43,2%, com 26.950 desembarques, enquanto no nono mês de 2024 o número havia sido de 18.824. A Argentina mantém-se como principal emissor de turistas para Santa Catarina. Nos primeiros nove meses de 2025, 391.975 hermanos desembarcaram no estado, 67,01% a mais; seguido de chilenos, com 151.599, um crescimento de 51,75%; uruguaios, com 8,7 mil, paraguaios, com 7,4 mil e norte-americanos, com 5,1 mil.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo celebrou os resultados.  “Este resultado de Santa Catarina é um exemplo do sucesso brasileiro no turismo internacional. Fechar os primeiros nove meses de 2025 com quase 600 mil turistas internacionais, um aumento superior a 65%, demonstra o quão atrativo o estado se tornou para  viajantes de outros países. Santa Catarina sabe como apresentar ao mundo sua diversidade, que vai do litoral deslumbrante às cidades históricas e seu acolhimento tão brasileiro”, disse. 

Recorde nacional

O crescimento do turismo internacional em Santa Catarina acompanha o desempenho do país. Marca nunca antes atingida, o Brasil já recebeu mais de 7 milhões de turistas estrangeiros em um mesmo ano e setembro registrou o maior número de chegadas de turistas internacionais da série histórica para o mês: 570.934 visitantes. Com esse resultado o acumulado dos nove meses de 2025 alcançou 7.099.237 turistas internacionais, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado.

Comparado ao mesmo mês de 2024, setembro teve um crescimento de 28,2%. Com esse desempenho, o país ultrapassou, em apenas nove meses, o recorde anual anterior, de 2024, quando 6.773.619 visitantes estrangeiros vieram ao Brasil. 

“Esse recorde histórico é fruto de um trabalho sério do Governo Federal para reconstruir a imagem do Brasil no mundo, como um destino de diversidade e sustentabilidade. O Brasil hoje é respeitado e desejado por turistas de todas as nacionalidades. Esse número recorde se traduz na vida dos brasileiros através de emprego, renda e oportunidade em cada canto do país. É o pequeno empresário que amplia seu negócio, o artesão que vende mais, o guia que tem mais trabalho. O turismo está ajudando a mover a economia e a transformar vidas”, comemorou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DESTINOS

Foz do Iguaçu registra as melhores taxas de ocupação hoteleira da história em 2025

Foz do Iguaçu alcançou, em 2025, o melhor desempenho histórico em sua taxa de ocupação hoteleira. O levantamento realizado pela…
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…