AEROPORTOSNotícias

Escassez de controle de tráfego aéreo causa atrasos em meio à paralisação do governo

A escassez de pessoal de controle de tráfego aéreo está afetando as operações aeroportuárias. Um aumento no número de chamados por motivos de saúde desde o início da paralisação do governo federal em 1º de outubro pode ser a causa.

Na noite de segunda-feira, o Centro de Comando do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo da FAA instituiu programas de atraso em Denver, Las Vegas, Newark e Phoenix devido à escassez de pessoal. Enquanto isso, a torre do Aeroporto de Burbank, no Condado de Los Angeles, ficou sem pessoal por várias horas.

A escassez de pessoal também aumentou na terça-feira. A FAA planeja implementar atrasos relacionados a pessoal para terça-feira nos aeroportos Houston Hobby e Houston Bush Intercontinental, bem como em Chicago O’Hare, Boston, Newark e Nashville. As torres em Las Vegas e Filadélfia também estão com falta de pessoal, informou a agência.

Programas de atraso são uma medida de gerenciamento de tráfego, como atrasos no solo.

Em Denver, os atrasos relacionados a pessoal foram em média de 40 minutos na segunda-feira, informou a FAA. Passageiros que chegavam sofreram atrasos semelhantes em Phoenix, Las Vegas e Newark. Os atrasos em Burbank foram em média de 2,5 horas. O programa de atrasos em Las Vegas foi implementado devido à falta de pessoal no centro de controle em Longmont, Colorado, responsável pela separação e sequenciamento de aeronaves, incluindo algumas com destino a Las Vegas.

Atrasos em solo relacionados a pessoal não são incomuns no espaço aéreo dos EUA, com a FAA sofrendo com uma escassez nacional de controladores de tráfego aéreo de quase 3.000. Newark, por exemplo, sofreu repetidos atrasos em solo na primavera devido à escassez de pessoal .

Ainda assim, o momento em que os déficits ocorreram na noite de segunda-feira sugere que a paralisação do governo pode ser um fator. Controladores de tráfego aéreo são obrigados a trabalhar durante a paralisação, mas não recebem remuneração. Eles recebem salários atrasados ​​após o término da paralisação.

Desligamentos anteriores e controle de tráfego aéreo
Durante a paralisação do governo federal em 2018-19 , o Congresso e o presidente Trump puseram fim ao fechamento de 35 dias no dia em que um aumento nas faltas ao trabalho de controladores de tráfego aéreo em Jacksonville e na área de Washington repercutiu no espaço aéreo dos EUA, levando a uma paralisação dos voos para Nova York LaGuardia e causando atrasos ao longo da Costa Leste e além.

No início da segunda-feira, o secretário do Departamento de Transportes (DOT), Sean Duffy, afirmou que houve um ligeiro aumento em todo o país nas chamadas de controladores por doença desde o início da paralisação. No entanto, ele acrescentou que houve ocasiões em que torres de controle específicas registraram taxas de chamadas de aproximadamente 50%. Duffy não informou quantas vezes isso aconteceu e em quais aeroportos.

Nick Daniels, presidente do sindicato National Air Traffic Controllers Association (NATCA), aproveitou uma coletiva de imprensa na segunda-feira com Duffy para pedir o fim rápido da paralisação.

“Precisamos encerrar essa paralisação para que a Administração Federal de Aviação e os profissionais comprometidos com a segurança da aviação possam deixar essa distração para trás e se concentrar completamente em seu trabalho vital”, disse ele.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início de roadshow para investidores

Ministério de Portos e Aeroportos deu início ao processo de leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro,…
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
AEROPORTOS

Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destinará, no ciclo de 2026-2027, R$ 310,1 milhões em investimentos para fortalecer a…