CIA AÉREAS

LATAM Brasil registra aumento de capacidade de 14% em setembro

LATAM Boeing 787-9 Dreamliner photographed on May 13, 2016 from Wolfe Air Aviation Learjet 25B.

A LATAM Brasil registrou em setembro um aumento expressivo de 14% em sua capacidade consolidada, medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), em relação ao mesmo período de 2024. No mercado doméstico brasileiro, destaca-se a inauguração de cinco novas rotas durante o mês: Bonito–Guarulhos, Dourados–Guarulhos, Fortaleza–Paranaíba, Florianópolis–Porto Alegre e Belo Horizonte–Porto Alegre, que reforçaram a conectividade dentro do país. Além disso, foi inaugurada a rota internacional entre Buenos Aires (Aeroparque), na Argentina, e Porto Alegre.

Durante o mês de setembro, o grupo LATAM aumentou sua capacidade consolidada, medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), em 8,7% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento se deve, principalmente, a um aumento de 9,6% na oferta internacional do grupo, assim como ao expressivo crescimento na oferta doméstica no Brasil.

Nesse ritmo de expansão, ainda em 2025 a LATAM Brasil vai inaugurar pelo menos mais 8 rotas domésticas: Congonhas-São Luís, Guarulhos-Boa Vista, Guarulhos-Ribeirão Preto, Guarulhos-Uberaba, Galeão-Curitiba, Brasília-Foz do Iguaçu, além das sazonais Galeão-Belém (para a COP30) e Congonhas-Teresina.

Por sua vez, o tráfego consolidado do grupo LATAM, medido em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), cresceu 8,8%, com aumentos em todos os segmentos, destacando-se novamente o mercado doméstico da LATAM Brasil, com um crescimento de 17% na comparação anual. 

Como resultado, o fator de ocupação consolidado do grupo LATAM alcançou 84,2%, mantendo-se estável em relação ao mesmo mês do ano anterior. A ocupação de voos da LATAM Brasil foi ainda superior, atingindo a marca de 85% no mês, 2,2% acima do mesmo período do ano passado.

Durante setembro, o grupo LATAM transportou 7,3 milhões de passageiros, um aumento de 8,0% em comparação com setembro de 2024. No total, o grupo já transportou 64,5 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025.

Na operação cargueira, a capacidade medida em toneladas-quilômetro disponíveis (ATK) foi de 688 milhões, representando um crescimento de 2,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Artigos relacionados
CIA AÉREAS

EUA restabelecem voos para a Venezuela

O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) autorizou o restabelecimento dos voos diretos para a Venezuela que se encontravam…
CIA AÉREASEVENTOS

Carnaval: São Paulo recebe mais viajantes que chegam de Recife,Porto Alegre e Confins

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, fez um levantamento…
CIA AÉREAS

Etihad Airways passa a voar em parceria com a HiFly na rota para a cidade de Lisboa

Um boa notícia para Portugal. A Etihad Airways anunciou que, a partir de 11 de fevereiro, vai passar a voar…