Notícias

Consultoria fará diagnóstico para fortalecimento do turismo fronteiriço na Região Norte

O Ministério do Turismo contratou uma consultoria especializada para a elaboração de um diagnóstico e de planos de ação sobre o turismo fronteiriço na Região Norte do Brasil, com foco no desenvolvimento sustentável, na preservação ambiental e na integração regional sul-americana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades turísticas da região de fronteira, especificamente dos estados do Amazonas e de Roraima com a Guiana, a Venezuela, a Colômbia e o Peru, destacando as necessidades de investimentos nas áreas de turismo e infraestrutura.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirma que a medida faz parte da estratégia do Governo do Brasil para proporcionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“Esse material irá revelar o enorme potencial das nossas fronteiras como destinos turísticos sustentáveis, culturais e integrados com os países vizinhos. Ao fortalecer o turismo nas regiões de fronteira, estamos promovendo desenvolvimento local, gerando emprego e renda e consolidando o papel estratégico da Amazônia como polo de integração no nosso continente”, aponta Sabino.

O resultado do estudo para qualificar a oferta turística nas regiões de fronteira deve promover principalmente oportunidades para atores locais do setor, especialmente comunidades tradicionais e empreendedores da cadeia produtiva do turismo.

O diagnóstico deve considerar, ainda, a diversidade sociocultural, os recursos naturais e a realidade geopolítica de cada região, alinhando políticas públicas de turismo que estimulem a circulação responsável de pessoas, produtos e as culturas locais.

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…