Administradora de três aeroportos em Mato Grosso do Sul, a Aena deu início ao processo de modernização das infraestruturas que atendem às regiões de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã. Além das obras, que estão em andamento, também faz parte dessa renovação a implantação de um conceito comercial totalmente reformulado, capaz de atender a diversas necessidades dos usuários e proporcionar experiências de viagem mais confortáveis. Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a concessionária vai investir todo o seu conhecimento na condução desse novo modelo de negócios com foco na satisfação do passageiro.
Enquanto promove a reestruturação física dos espaços aeroportuários – com intervenções em pistas, pátios e a ampliação dos terminais de passageiros, que passam a ter o dobro ou triplo do tamanho –, a Aena também desenvolve um novo formato de negócio para áreas locáveis. A ideia é que, desde o estacionamento até a sala de embarque, os passageiros possam contar com uma oferta de serviços completa. Atualmente, a concessionária tem contatado parceiros estratégicos e com visão de mercado para a configuração desse novo padrão comercial.
“Temos oportunidades para quem quer fazer parte desse novo momento da aviação no país. A nossa meta é apresentar o novo perfil comercial dos terminais de Mato Grosso do Sul simultaneamente ao fechamento das obras. Assim, ao término do processo, os aeroportos serão entregues à população totalmente renovados”, define Juan José Sánchez, diretor Comercial Corporativo da Aena no Brasil. Entre os estabelecimentos pretendidos, estão lojas de presentes ou conveniência, artigos de viagem, cafés, restaurantes, salas VIP, operadoras de viagem, locadoras de veículos, cooperativas de táxi e serviços bancários.
Em um cenário de crescimento sustentável do número de passageiros no país, empreendimentos localizados em aeroportos se tornam ainda mais relevantes. Dados contabilizados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) indicam que, de janeiro a maio deste ano, o Brasil bateu o recorde de embarques e desembarques. A soma chega a 51,5 milhões, o maior volume já registrado para o período de toda a série histórica – superando em 10% o mesmo período do ano passado. A marca anterior era de 2015, com 48,6 milhões passageiros. A tendência de alta também se confirma nos aeroportos geridos pela Aena em Mato Grosso do Sul. Nesses primeiros meses de 2025, quase 700 mil pessoas já passaram pelos terminais de passageiros.



