BLOG DO MOZART LUNA

Servidores municipal de Penedo recebem salários hoje e município realiza dia “D”de vacinação. Localidades em Craíbas estão sem água há 40 dias. Historiado é homenageado em Arapiraca. Alerta de queimadas em Coruripe.

Penedo paga salários

O Dia do Servidor Público brasileiro é celebrado a cada 28 de outubro, mas trabalhadores e trabalhadoras da Prefeitura de Penedo já podem comemorar.

O prefeito Ronaldo Lopes acaba de divulgar que o salário referente ao mês de outubro de servidores efetivos e contratados será pago hoje sexta-feira, 24.

Dia D de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza em Penedo o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, mobilização que acontece sábado, 25 de outubro, para imunizar crianças e adolescentes com até 15 anos de idade.  A ação da SMS tem como objetivo principal atualizar a caderneta de vacinação, garantindo a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis.

40 dias sem água

Vários bairros de Craíbas estão sem água fornecida pela Casal, há 40 dias, sem que nenhuma justificativa sem dada aos consumidores e sob o olhar contemplativo e omisso das autoridades do município dos órgãos de proteção ao consumidor. Em Arapiraca os vazamentos continuam danificando a pavimentação e também imóveis.

Historiador homenageado em Arapiraca

O cronista literário, historiador e mestre da Cultura Alagoana, José Sandro da Silva, teve a oportunidade de usar a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Arapiraca, na última terça-feira.  O momento foi uma ocasião especial, especialmente com o convite do presidente da Câmara, vereador Leo Saturnino, que reconheceu a importância da contribuição de Sandro para a história e cultura da região.

Arapiraca- Aurora do Poder

O destaque da apresentação foi a mais recente publicação do autor, intitulada “Arapiraca – Aurora do Poder”. A obra narra detalhadamente a história política e os movimentos partidários da cidade no período entre 1924 a 1930, um marco significativo que abrange desde a emancipação política de Arapiraca até o final da década de 1920.

José Sandro compartilhou com os presentes que o lançamento oficial do livro está agendado para a 11ª Bienal Internacional do Livro, que ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió.

Jornalista lança livro

A jornalista alagoana Elen Oliveira lança, no dia 8 de novembro, o livro Olhos de Jabuticaba. A obra, ilustrada pelo artista plástico Ed Oliveira (1968-2025), reconstitui memórias da infância vivida nos anos 1970, no sítio Barro Preto, em Paulo Jacinto (AL), abordando as dificuldades próprias de um tempo/lugar desprovido de estruturas necessárias ao desenvolvimento humano, mas enfeitado pela percepção infantil regada à leitura e imaginação.

Um mosaico socioambiental

A obra faz uma imersão regressiva à infância da autora para compor, com o olhar de hoje, um mosaico socioemocional no qual os livros empilhados numa sala de aula multisseriada e o antigo rádio instalado na sala de estar eram as principais vias de acesso à informação, uma janela que se abria a universos imaginários.

Food Park em Coruripe

A Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando uma importante obra de manutenção e revitalização no espaço destinado ao Food Park de Barreiras. O objetivo é tornar o ambiente cada vez mais agradável e acolhedor para o público, garantindo mais conforto, segurança e lazer para as famílias que frequentam o local.

Revitalização

Os serviços incluem a revitalização do parquinho infantil, melhorias nos banheiros públicos e ajustes no espaço reservado para as artesãs, valorizando o trabalho local e promovendo um ambiente mais estruturado para a exposição e comercialização dos produtos artesanais.

Queimadas em Coruripe

Diante do aumento de focos de incêndio e do risco ampliado no período seco, a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforça o alerta à população sobre a proibição e os perigos das queimadas urbanas e rurais. O foco é intensificar a fiscalização e conscientizar os moradores sobre as consequências legais e ambientais de práticas como queimar lixo doméstico, atear fogo em terrenos baldios ou descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.