A disputa começou
O processo eleitoral de 2026 já começou com os acordos financeiros e políticos nos municípios. Os cargos de deputados estaduais e federais são os mais disputados e que têm elevado os valores das negociações para cifras milionárias. Contudo, tem os “poca urnas”, “laranjas” como candidatos prontos para serem usados como artilharia para atacar os verdadeiros disputantes do pleitos.
Prefeitos
A eleição do próximo ano tem nos prefeitos os maiores cabos eleitorais nos municípios, seguidos dos vereadores que na sua maioria são pressionados a apoiarem os candidatos do gestor municipal. Quem se rebelar perde os benefícios da máquina administrativa como os cargos comissionados. Ou reza na cartilha do prefeito ou vira “leproso político”, que ninguém chega perto.
Acordos fidelizados
Neste contexto, existem os acordos já realizados em 2024, nas eleições municipais, onde dos atuais deputados estaduais e federais apoiaram a eleição de vereadores e prefeitos. Contudo, as traições podem ocorrer. Entretanto, a maioria deve cumprir os acordos.
Forasteiros atacam
Neste contexto existem os candidatos forasteiros, que buscam cooptar nos municípios cabos eleitorais. Em algumas regiões está ação é difícil devido ao comprometimento dos eleitores com seus representantes que geralmente são deputados da localidade e por isso se identificam com eles.
Sertão X Litoral Norte
O Sertão é uma região totalmente diferente do restante do estado, onde ainda a palavra e o serviço prestado valem como garantia de um voto sem “custo”. Os deputados do Sertão são parlamentares respeitados pelos eleitores. Já no Litoral Norte, os “forasteiros” atuam com facilidade, mas na maioria das vezes com prejuízos, já que os cabos eleitorais jogam de várias formas, no leilão de que “dar mais”.
Arapiraca cenário diferente
Em Arapiraca o cenário é totalmente diferente, onde o prefeito Luciano Barbosa é hoje um forte Cacique Político, respeitado e disputado pelas principais forças políticas de Alagoas. Barbosa consegue garantir o promete, em termos dos votos, já que conhece as ferramentas do convencimento, que tem a máquina pública como marreta.
Dois Barbosas
Contudo, o prefeito Luciano Barbosa, decidiu realizar um projeto político ousado e nunca tentado por nenhuma outra liderança política de Arapiraca: eleger dois filhos, sendo um deputado estadual e reeleger outro federal. Desta forma Luciano Barbosa, se consolida como a maior liderança política que já existiu em toda história de Arapiraca, com a possibilidade de um reinado sem fim.
Mais de 100 mil leitores
Arapiraca tem mais de 100 mil eleitores, o bastante para eleger um deputado estadual, mas que precisa buscar em outros municípios mais votos, para eleger um deputado federal. Com este objetivo o Prefeito Luciano Barbosa, está enviando mensageiros para municípios vizinhos e até avançando no Sertão, como São José da Tapera, onde o prefeito Jarbas Ricardo tem uma força política forte.



