AEROPORTOS

Cinco aeroportos da Região Norte registram mais de 3 de milhões de passageiros em 2025

De janeiro a setembro deste ano, o transporte aéreo na Região Norte apresentou um desempenho histórico: cinco dos dez principais aeroportos da região registraram o maior movimento de passageiros dos últimos 10 anos (2016-2025). Os recordistas são Manaus (AM), Palmas (TO), Marabá (PA), Rio Branco (AC) e Parauapebas (PA), que, juntos, somaram 3.615.959 passageiros nos voos de ida e volta, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Desempenho histórico da avião no Norte do país entre janeiro e setembro de 2025.

O destaque principal é o Aeroporto de Manaus que, pela primeira vez na última década, ultrapassou a marca de 2,35 milhões de passageiros, superando o pico pré-pandemia de 2019 (2,16 milhões). O Aeroporto de Palmas também se destacou ao atingir 553 mil passageiros, quebrando o recorde que havia estabelecido em 2024 com 539.684. Da mesma forma, o Aeroporto de Rio Branco registrou 269 mil passageiros, superando sua marca anterior de 2018 (266 mil).

Paralelamente aos recordes da década, o Aeroporto de Porto Velho (RO) foi o destaque em crescimento anual, apresentando um salto impressionante de 43,5% em sua movimentação em comparação com 2024.

“O Governo Federal está comprometido com a modernização dos aeroportos em todo o país, e a Região Norte é parte desse esforço. O bom desempenho da movimentação regional demonstra o potencial da área e reforça a importância de continuarmos investindo em sua infraestrutura aeroportuária”, enfatizou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Aeroportos do Pará
O destaque paraense veio dos aeroportos de Marabá (SBMA) e Parauapebas (SBCJ), que bateram seus recordes de movimentação dos últimos 10 anos, com 284 mil e 158 mil passageiros, respectivamente. Parauapebas registrou um forte crescimento de 11,1% sobre 2024 e o maior avanço acumulado da década entre os aeroportos paraenses (+35,4% em relação a 2016).

O Aeroporto de Belém manteve sua posição como o mais movimentado de toda a Região Norte, registrando 2,83 milhões de passageiros. Esse número representa uma leve acomodação após o recorde de 2024 para este período quando atingiu a marca de 2,97 milhões de passageiros, mas ainda é o segundo melhor resultado do terminal na última década no acumulado de janeiro a setembro.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
AEROPORTOS

Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destinará, no ciclo de 2026-2027, R$ 310,1 milhões em investimentos para fortalecer a…
AEROPORTOS

Roadshow apresenta Galeão para investidores

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) e o Ministério…