Com o objetivo de fortalecer a imagem do Brasil no mercado chileno, a Embratur, em parceria com a LATAM Airlines, com o Governo de Pernambuco por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e o Visite Noronha, promoveu, de quinta-feira (30) a domingo (2), uma press trip em Fernando de Noronha (PE). A iniciativa buscou apresentar o arquipélago como um destino de excelência em natureza, luxo e sustentabilidade.
Com quase 300 mil seguidores e um perfil focado em tendências, viagens e alto padrão, Trinidad De La Noi foi a influenciadora convidada para traduzir a sofisticação e a beleza de Noronha para o público chileno, gerando consciência de marca e desejo de viagem. Durante quatro dias, a influenciadora e sua equipe vivenciaram um roteiro imersivo, combinando experiências de natureza exclusivas com a alta gastronomia da ilha.
O itinerário incluiu atividades icônicas como o Ilha Tour, explorando praias mundialmente famosas como a Baía do Sancho (eleita a melhor do mundo) e a Baía dos Porcos; um passeio de canoa havaiana para assistir ao nascer do sol no mar; e um passeio de barco pela costa do “mar de dentro”. A gastronomia local foi um ponto alto, com experiências em diversos restaurantes, além da participação no tradicional Festival Gastronômico do Zé Maria.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Chile é um mercado fundamental para o país. “Mostrar a excelência de Noronha, sua infraestrutura, bem como o seu compromisso com a sustentabilidade, contribui para atrair um turista de alto valor agregado que busca experiências únicas”, destacou.
A ação também teve como foco ampliar a visibilidade da rota aérea operada pela LATAM, que conecta Santiago (Chile) ao arquipélago, via hub em Guarulhos (GRU). “A LATAM valoriza iniciativas que promovem o turismo sustentável e de alto valor agregado no Brasil. Fernando de Noronha é um símbolo mundial de belezas naturais e ecoturismo, e ações como essa fortalecem o posicionamento de nosso país como destino de experiências únicas. Além disso, reforçam o papel da LATAM em conectar o Chile e o Brasil de forma cada vez mais eficiente, aproximando dois mercados estratégicos por meio de uma malha aérea robusta e de parcerias que inspiram o desejo de viajar”, reforçou Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Airlines Brasil.
Para a influenciadora Trinidad De La Noi, a experiência em Fernando de Noronha foi incrível. “Um destino que supera qualquer expectativa. Fiquei encantada com as praias de águas cristalinas, a natureza preservada e aquela energia única que faz você se conectar com o lugar desde o primeiro instante. A gastronomia foi outro presente: sabores frescos, autênticos e cheios de identidade. As pessoas, simplesmente maravilhosas, acolhedoras, gentis e sempre dispostas a compartilhar o melhor da ilha. Estou profundamente agradecida a todos que tornaram essa viagem verdadeiramente inesquecível”, declarou.
PATI
A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), uma parceria da Embratur com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o Ministério do Turismo (MTur). O programa visa ampliar o número de voos e assentos internacionais para o Brasil, unindo investimentos públicos e privados com companhias aéreas e aeroportos para fomentar a conectividade e promover os destinos brasileiros em mercados-chave.
Para se ter uma ideia, a LATAM já ofertou de janeiro a outubro deste ano, 5.547 voos vindos do Chile para o Brasil com 1.161.707 assentos. Somente no mês de outubro foram 493 voos, com 100.239 assentos.
Turistas internacionais
O Chile é um mercado prioritário para o Brasil. Este ano, o país se consolidou como o segundo maior emissor de turistas internacionais. De janeiro a setembro de 2025, o país recebeu 604.756 turistas chilenos, o que representa 16,7% a mais que no mesmo período de 2024. A expectativa da Embratur é de que com ações como esta press trip, o país continue a atrair mais turistas, potencializando a imagem do Brasil no exterior como um destino diverso, sustentável e de experiências autênticas.



