DESTINOS

Tailândia vive período de luto nacional e turismo funciona com relativa normalidade

Após o falecimento da Rainha-Mãe Sirikit, no dia 24 de outubro, a Tailândia encontra-se em período de luto nacional, mas a Autoridade do Turismo assegura que o país mantém total normalidade no acolhimento de visitantes, apesar de alguns ajustes em relação a eventos festivos.

Apesar do luto nacional, desde o dia 25 de outubro e durante 30 dias, o Governo da Tailândia não decretou a suspensão de atividades públicas, eventos culturais ou operações comerciais. Todas as atrações turísticas, serviços de transporte, restaurantes, lojas e eventos permanecem em funcionamento. Contudo, solicita aos viajantes que se vistam e comportem com respeito, especialmente na visita a templos, locais reais ou edifícios governamentais. No entanto, durante as próximas semanas, algumas iniciativas foram ajustadas para honrar a memória da Rainha-Mãe.

Durante este período, os eventos organizados pela Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT) estão a ser revistos, com elementos festivos adiados até nova indicação.

Entre as atualizações já confirmadas, o Gabinete da Casa Real anunciou o encerramento temporário do Grande Palácio e do Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaeo) entre 26 de outubro e 8 de novembro de 2025, para a preparação das cerimónias de mérito e do funeral real da Rainha-Mãe.

O Sukhothai Loi Krathong and Candle Festival 2025 decorre conforme previsto, de 27 de outubro a 5 de novembro, no Parque Histórico de Sukhothai. O programa foi ajustado, incluindo uma homenagem diária com velas às 21h21 e um espetáculo de fogo de artifício com foco nas tradições antigas de Sukhothai, estando cancelado o concurso de beleza Noppamas. Já o festival Loi Krathong em Ayutthaya também se realizará, com cerimónias de iluminação de velas como tributo.

O evento Vijit Chao Phraya Thailand 2025 decorre agora de 9 de novembro a 23 de dezembro, nas margens do Rio Chao Phraya, em Banguecoque. Sob o tema “Luz do Sião – Mãe da Nação”, incluirá exibições de drones em substituição dos habituais fogos de artifício, e uma abordagem técnica e estética mais sóbria. A programação da passagem de ano integrará uma cerimónia de homenagem intitulada “Luz da Nação”.

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DESTINOS

Foz do Iguaçu registra as melhores taxas de ocupação hoteleira da história em 2025

Foz do Iguaçu alcançou, em 2025, o melhor desempenho histórico em sua taxa de ocupação hoteleira. O levantamento realizado pela…
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…