AEROPORTOS

Movimentação de passageiros no Centro-Oeste registra alta de 6% em setembro

O movimento de passageiros nos aeroportos da região Centro-Oeste registrou crescimento de 6% em setembro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 2,08 milhões de embarques e desembarques. O resultado foi impulsionado principalmente pelo desempenho dos terminais de Brasília e Goiânia, que responderam por cerca de 80% do fluxo total de viajantes no período.

No acumulado de janeiro a setembro, os aeroportos da região movimentaram 20,7 milhões de passageiros, mantendo a aviação do Centro-Oeste entre as mais relevantes do país. O Aeroporto Internacional de Brasília respondeu por 63,5% do total, com 13,8 milhões de embarques e desembarques no período, seguido por Goiânia (2,86 milhões), Cuiabá (1,86 milhão) e Campo Grande (1,17 milhão).

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado reforça o potencial de crescimento equilibrado do setor aéreo em todo o território nacional. “Estamos fortalecendo a aviação regional e garantindo mais conectividade ao país, com investimentos em infraestrutura e modernização dos aeroportos, em parceria com estados, concessionárias e a iniciativa privada”, destacou.

O desempenho confirma também o papel estratégico da região na conectividade aérea nacional. O Aeroporto de Brasília permanece como principal hub de integração de voos domésticos e maior aeroporto internacional fora do eixo Rio–São Paulo, com 658,8 mil passageiros em voos internacionais até setembro, número que o coloca à frente de todos os demais terminais fora do Sudeste.

No comparativo com os grandes aeroportos da região Sudeste, Brasília movimentou cerca de 4% do total de passageiros internacionais de Guarulhos e Galeão somados, que juntos registraram quase 17 milhões de viajantes até setembro. Isso significa que, para cada 100 passageiros internacionais que passam por Guarulhos e Galeão, 4 passam por Brasília, proporção que reforça o papel do terminal como principal hub internacional fora do eixo Rio–São Paulo e ponto de conexão das demais regiões do país.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
AEROPORTOS

Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destinará, no ciclo de 2026-2027, R$ 310,1 milhões em investimentos para fortalecer a…
AEROPORTOS

Roadshow apresenta Galeão para investidores

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) e o Ministério…