CIA AÉREAS

Lufthansa formaliza interesse na privatização da TAP

O Grupo Lufthansa formalizou interesse em participar, como concorrente, “no processo de privatização da TAP Air Portugal”, anunciou o grupo de aviação germânico, que diz já ter enviado uma carta à Parpública manifestando a sua vontade de adquirir uma “participação minoritária” e de “estabelecer uma parceria de longo prazo” com a companhia aérea nacional.

“Além da aquisição inicial de uma participação minoritária, o objetivo do processo é estabelecer uma parceria de longo prazo entre o Grupo Lufthansa e a TAP Air Portugal, de forma a assegurar o futuro bem-sucedido da TAP enquanto companhia aérea nacional de Portugal”, lê-se na informação divulgada pelo Grupo Lufthansa.

Citado no comunicado divulgado, Carsten Spohr, presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG, diz que a intenção “é reforçar a conectividade global de Portugal, preservar a identidade portuguesa da TAP e garantir o crescimento sustentável da companhia”.

“A TAP Air Portugal tem uma grande importância estratégica para a indústria da aviação europeia. Como parceiro de longa data na Star Alliance e tendo em conta os nossos investimentos significativos em Portugal, continuamos a ver o Grupo Lufthansa como o melhor parceiro para a TAP e para Portugal”, afirma o responsável.

O grupo de aviação germânico lembra ainda que “está ativo em Portugal há mais de 70 anos”, que as suas companhias aéreas oferecem atualmente “mais de 280 voos semanais de e para Portugal” e que emprega mais de 400 profissionais qualificados no país, com planos para aumentar para 1.000 até 2030 com a construção de um novo centro da Lufthansa Technik para reparação de peças de motores e componentes de aeronaves em Santa Maria da Feira, pelo que uma cooperação com a TAP “reforçaria a posição de Lisboa como hub atlântico na rede do Grupo Lufthansa”.

“A conectividade entre a Europa e outras regiões do mundo, como a América do Sul, África e América do Norte, poderia ser ampliada”, refere ainda a informação divulgada pelo Grupo Lufthansa.

A concluir, o grupo de aviação germânico diz ainda que “tem sido, desde sempre, um motor de consolidação na Europa”, como provam as participações que permitiram reforçar, “com sucesso, companhias aéreas nacionais como a SWISS, a Austrian Airlines, a Brussels Airlines e, mais recentemente, a ITA Airways, preservando as suas identidades nacionais”.

“Enquanto líder global fora dos Estados Unidos, o Grupo oferece a dimensão, a experiência e a estabilidade financeira necessárias para criar valor sustentável e fortalecer o papel da TAP Air Portugal como embaixadora do país em todo o mundo”, garante o Grupo Lufthansa.

Recorde-se que o prazo para apresentação de propostas à privatização de 44,5% do capital da TAP termina este sábado, 22 de novembro, sendo que, depois desta fase, a Parpública, empresa que gere as participações do Estado, tem até 12 de dezembro para entregar ao Governo um relatório sobre os interessados e avaliar o cumprimento dos requisitos

Artigos relacionados
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…
CIA AÉREAS

Aéreas irão oferecer 150 mil voos e mais de 20 milhões de assentos na alta temporada

As companhias aéreas brasileiras programaram cerca de 150 mil voos e a oferta de mais de 20 milhões de assentos…
CIA AÉREAS

LATAM Brasil fecha acordo interline com AEGEAN Airlines, melhorando a conectividade com a Grécia

A LATAM Airlines Brasil deu mais um passo em sua estratégia de ampliar a conectividade internacional e consolidar-se como a…