A Arival entrevistou 2.400 viajantes que participam de eventos nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido no final de 2024 para entender melhor suas motivações para viajar para esses eventos. Eventos esportivos são os mais populares entre os viajantes nos EUA e na Europa, com exceção daqueles com 55 anos ou mais, que preferem viajar para assistir a apresentações artísticas.
A pesquisa revelou que quase metade dos viajantes americanos entre 18 e 34 anos e 40% dos europeus afirmaram que um evento era um “fator importante” na escolha de um destino de viagem. Os eventos variam de esportes a shows e festivais.
“Eventos estão se tornando um fator crucial no planejamento de viagens, especialmente para as gerações mais jovens”, disse Douglas Quinby, CEO e cofundador da Arival. “Estamos testemunhando uma mudança fundamental no processo de tomada de decisão de viagens. Para muitos viajantes, o show ou a partida não é apenas parte do roteiro — é o motivo da viagem. Isso tem implicações profundas na forma como destinos, operadores e profissionais de marketing pensam sobre o design de produtos.”
A Arival identificou o turismo de eventos como uma oportunidade para empresas de viagens, especialmente para fãs de esportes que desejam uma experiência diferenciada além do jogo. Quinby afirmou que as empresas têm uma oportunidade “enorme” de atender a esses viajantes com experiências que complementam o evento, desde opções gastronômicas e atividades pré e pós-jogo.
Os viajantes da geração Y (millennials mais velhos) e da geração X nos EUA são os que mais gastam com eventos durante suas viagens — US$ 380 por evento —, enquanto a geração Z e os millennials mais jovens na Europa são os que mais gastam, cerca de 220 euros por evento.
Embora os eventos sejam um fator importante nas viagens, eles não estão bem integrados aos sites de viagens. Apenas cerca de um quarto dos consumidores que compram ingressos para eventos utilizam um site de viagens para efetuar a compra.



