A capital paraense e o icônico destino de Alter do Chão se tornam o centro das atenções do turismo internacional desde a terça-feira (2), com uma press trip promovida pela Embratur. Em uma ação estratégica que visa posicionar a Amazônia como um polo de turismo sustentável e de experiências autênticas, a iniciativa conta com a parceria do Sebrae, trazendo jornalistas da Alemanha para um roteiro de seis dias focado em cultura, gastronomia e ecoturismo de base comunitária.
O itinerário começou na capital paraense, onde o grupo fará um mergulho na cultura e história local, incluindo a visita ao icônico Mercado Ver-O-Peso e aos casarões coloniais. A gastronomia será central, com a degustação dos sabores amazônicos em almoços e jantares típicos. Um dos grandes diferenciais do roteiro é a visita à Rota do Combú, um projeto de turismo de base comunitária estruturado com apoio do Sebrae e da Embratur. A apenas 15 minutos de barco de Belém, a ilha oferece aos visitantes uma imersão na cultura ribeirinha, passando por ateliês, agroecologia e trilhas geridas pelos próprios moradores, promovendo um turismo que valoriza e remunera diretamente a comunidade.
A jornada segue para o aclamado Alter do Chão, em Santarém, o Caribe Amazônico. Lá, a imersão na natureza inclui passeios de barco para testemunhar o impressionante Encontro das Águas dos rios Tapajós e Amazonas e uma trilha guiada na Floresta Nacional do Tapajós (Flona) com acompanhamento local, reforçando a importância da conservação do bioma.
Feel Brasil
Integrando as experiências do Feel Brasil, o grupo conhecerá a Piracaia na Amazônia, que será oferecida ao grupo alemão em Alter do Chão. Mais que uma refeição, é um ritual ancestral ribeirinho onde peixes frescos são assados sobre brasas na beira do rio, enquanto histórias da Amazônia são compartilhadas.
O Feel Brasil é uma iniciativa da Embratur e do Sebrae que promove experiências turísticas autênticas e sustentáveis para o mercado internacional. A plataforma reúne um portfólio com 101 vivências, como imersão em culturas locais, passeios em parques naturais, gastronomia e contato com a natureza, com o objetivo de valorizar a diversidade cultural e natural do país e gerar novas oportunidades de negócios e empregos. É um selo que garante ao turista vivências genuínas, valorizando a cultura e a natureza.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, evidencia a importância da ação. “O mundo olhou para Belém e para a Amazônia durante a COP 30, e agora estamos mostrando que o turismo é o legado concreto do evento. É a atividade econômica central da mudança no modelo de desenvolvimento que o Brasil precisa, pois leva à conservação e restauração da nossa natureza, gerando mais empregos e oportunidades com a floresta preservada.”
O esforço conjunto conta ainda com a atuação do Sebrae no desenvolvimento dos pequenos negócios do setor. “Nesse território, quase 100% da impulsão econômica é produzida pelo pequeno negócio. Por isso, o Sebrae se junta a esta jornada na impulsão dos pequenos negócios, que atuam no turismo, gerando uma economia sustentável dentro dessa diversidade extraordinária que só o Brasil tem”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Mercado Alemão
A Alemanha é um dos principais mercados emissores de turistas para o Brasil. De janeiro a novembro de 2025, o país já recebeu 1.132.815 turistas alemães, um número que confirma o interesse desse público pelo destino. A Embratur visa capitalizar esse interesse, mostrando que o país oferece experiências profundas e transformadoras, alinhadas com as tendências globais do ecoturismo.
O Pará, com sua combinação singular de cultura urbana e natureza exuberante, demonstra estar pronto para se consolidar como um dos principais destinos globais de uma nova economia verde. A viagem se encerra no domingo, dia 7, com o retorno dos convidados alemães, que levarão consigo a narrativa de que a Amazônia pode, e deve, ser visitada de forma responsável e transformadora.



