A criatividade do povo penedense está em alta, virtude impulsionada por políticas públicas implantadas pelo prefeito Ronaldo Lopes desde seu primeiro mandato.
No Destino Turístico Inteligente (DTI), o talento é valorizado, sendo incluído por meio de editais, como de fomento ao teatro, e também em eventos promovidos pela Prefeitura de Penedo.
A iniciativa mais recente de reconhecimento e inclusão de artistas locais é o espetáculo Uma Estrela de Natal, trabalho feito quase integralmente por penedenses.
Do elenco à produção, quem participa da peça, seja no palco ou nos bastidores, integra setores que movimentam a economia criativa na cidade histórica.
A direção do espetáculo é de Emmanuel Silva, o ator e produtor cultural ‘Painho’, um dos responsáveis pela Cia Flor do Sertão, trupe com outros membros participando do trabalho.
O texto e o figurino são assinados por Priscilla Calumbi, atriz e produtora cultural da Cia Artes Ribeirinhas que também está na assistência da direção da obra coreografada por Dalmy Santos e trilha musical de Francis Batista.
“Francis também iria se apresentar com a gente, mas ele já tinha shows agendados nas datas das apresentações, por isso precisamos gravar a trilha. É importante ressaltar que todas as músicas e falas da peça serão feitas ao vivo, com todo elenco ‘microfonado’, apenas a trilha será gravada”, explica o produtor Tiago Henrique.
Tiago também é ‘do teatro’ (Companhia Maria Dengosa) e trabalhou na produção de Uma Estela do Natal nos anos anteriores, especialmente em 2024. Com base em sua experiência, fez mudanças que estarão em cena nas noites de 07, 13 e 20 de dezembro, em frente ao Museu do Paço Imperial, sempre às 19 horas.



