Governo Paulo Dantas beneficia Água Branca
O governador Paulo Dantas assinou as ordens de serviço para construção de uma Creche Cria e para a pavimentação asfáltica de diversas ruas na zona urbana do município de Água Branca. Ele prometeu ainda mais investimentos na região e se comprometeu a concluir, até o próximo ano, a pavimentação asfáltica do acesso da Serra do Cavalo.
Pró estradas
O governador lembrou que na sua gestão já foram feitos 58 acessos em Alagoas, com 1.300 km de pavimentação, em paralelo ou asfalto, por meio do Alagoas de Ponta a Ponta e Pró-Estrada, além de duplicações em rodovias que foram totalmente refeitas ou restauradas.
Obras urbanas
O município passará a ser beneficiado com a implantação de pavimentação asfáltica, melhorias no sistema de drenagem e sistema de sinalização vertical e horizontal, numa extensão de seis quilômetros em diversas ruas na zona urbana. A obra terá investimentos da ordem de R$ 3 milhões, recursos do Tesouro Estadual.
BR 104
As obras de duplicação dos dois primeiros trechos da BR 104, na região da Mata, foram autorizadas na última segunda-feira (15), durante solenidade realizada no município de Murici com as presenças do governador Paulo Dantas e do ministro dos Transportes, Renan Filho. O primeiro trecho compreende entre Messias e Branquinha, totalizando 28,5 km.
Segundo trecho
Já o segundo, que será assinado nos próximos dias, vai de Branquinha até União dos Palmares. A duplicação da rodovia é considerada estratégica para a ligação entre o Litoral Norte, a Zona da Mata alagoana e locais estratégicos de Pernambuco, a exemplo dos centros de confecção em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.
Mais duplicação
Esse novo trecho faz parte de um projeto mais amplo de duplicação da BR-104 no estado, que vai abranger 93,5 quilômetros, desde o município de Messias até a divisa com Pernambuco. O investimento faz parte do Novo programa de aceleração de crescimento (PAC). Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto está dividido em lotes, para permitir que os trabalhos avancem de forma simultânea, e será feita com tecnologia avançada.
ICMS
O Governo de Alagoas encaminhou à Assembleia Legislativa (ALE) um pacote de medidas tributárias focado na Justiça Fiscal e no desenvolvimento econômico. A proposta tem um duplo objetivo estratégico: proteger o poder de compra das famílias de baixa renda, reduzindo impostos sobre alimentos e serviços essenciais; e realizar um ajuste técnico na alíquota modal do ICMS para 20,5%, com base de cálculo de 2019 a 2026, para assegurar a receita do Estado nos moldes da nova Reforma Tributária Federal.
Mudanças
A mudança, encaminhada à ALE na semana passada, beneficia 90% da população, e o reajuste – que não afeta combustíveis e mantém inalterada a situação das empresas optantes pelo Simples Nacional – só alcança 10% das empresas alagoanas, muitas delas que já possuem benefício fiscal do governo.
Alíquota zero
O ponto central do pacote é a criação, por lei, da Cesta Básica Estadual, que consolida isenções e reduções de carga tributária para itens de amplo consumo popular. Com a aprovação, produtos como carnes (bovina, suína e de aves), leite e derivados, ovos, sardinha em lata e produtos de hortifruti terão alíquota zero de ICMS.
Canal do Sertão
As obras do Canal do Sertão Alagoano seguem em ritmo acelerado e alcançaram um marco decisivo com a realização do primeiro desmonte de rocha do Trecho V. A ação marca o início da execução do túnel de 1,3 km, etapa estratégica para garantir a continuidade da obra e o cumprimento do cronograma de expansão do canal.
Transparência em Maragogi
O município de Maragogi ocupa o terceiro lugar em transparência entre as prefeituras de Alagoas, atrás apenas de Delmiro Gouveia e Campo Alegre, um reconhecimento que mostra que o trabalho é feito com responsabilidade e respeito ao cidadão. Transparência é a base para o desenvolvimento, confiança e futuro.



