A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esteve presente na cerimônia de lançamento da primeira produção e entrega de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) pela Petrobras, feito de acordo com a certificação de sustentabilidade ISC-CORSIA, que atesta a conformidade do produto às regras da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) para o Plano de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional.
O SAF tem como principal vantagem sua compatibilidade com o querosene de aviação convencional, podendo substituí-lo sem necessidade de adaptações nas aeronaves ou na infraestrutura aeroportuária. Isso permite que o novo combustível seja uma solução certificada e eficaz para a redução das emissões do setor, além de contribuir para as metas internacionais de descarbonização.
O SAF produzido pela Petrobras, lançado oficialmente no dia 5 de dezembro, utiliza óleo técnico de milho (TCO) como matéria-prima residual, capaz de reduzir em até 87% as emissões líquidas de CO₂ referentes à parcela renovável do combustível.
De acordo com Marcelo Bernardes, superintendente de Governança e Meio Ambiente da Anac e representante da agência no evento, a certificação representa uma evolução do mercado de SAF, sobretudo por ser produzido integralmente no Brasil e atender a critérios mundiais de qualidade.
Nessa primeira etapa da produção foram produzidos 3 mil m³ foi comercializado com distribuidoras de combustíveis do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (RJ). Esse volume corresponde a cerca de um dia de consumo nos aeroportos do estado do Rio de Janeiro.



