AEROPORTOS

MPor e Serpro debatem implantação de embarque biométrico em terminais

A implantação de um sistema de embarque biométrico em portos, aeroportos e terminais marítimos de passageiros foi tema de reunião entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A iniciativa visa modernizar o processo de identificação de passageiros e tripulantes, investindo em tecnologia, para otimizar o fluxo e aumentar a segurança no transporte no país.

O secretário executivo do MPor, Tomé Franca, destacou que a parceria é fundamental para que o tráfego de pessoas nos terminais brasileiros seja mais ágil e seguro. “Estamos discutindo o programa do embarque biométrico para fazer com que esse programa possa dar mais eficiência para o embarque em portos, aeroportos e nos IP4s [Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte], mas também mais segurança para quem está viajando”, afirmou

O diretor-presidente do Serpro, Wilton Mota, reforçou o impacto social da tecnologia: “Estamos quebrando paradigmas e trazendo a tecnologia, implantando-a onde mais necessitamos. Além de facilitar a vida do cidadão nos processos de embarque e desembarque, fortalecemos as instituições públicas ao integrar informações dos cidadãos”, analisou o diretor-presidente.

A adoção da biometria para acesso a portos, aeroportos e terminais marítimos tem como foco garantir mais agilidade ao reduzir filas e mais segurança por meio do cruzamento de dados oficiais. A iniciativa segue as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) e da Organização Marítima Internacional (IMO).

No encontro, foi reafirmado o compromisso do Governo Federal com a transformação digital no setor de transportes. O projeto será colocado em consulta pública, em breve, para coletar sugestões da sociedade.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…
AEROPORTOS

Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destinará, no ciclo de 2026-2027, R$ 310,1 milhões em investimentos para fortalecer a…
AEROPORTOS

Roadshow apresenta Galeão para investidores

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) e o Ministério…