A Espanha contabilizou chegadas de 97 milhões de visitantes internacionais em 2025, em comparação com os 94 milhões do ano anterior, segundo estimativa anunciada pelo ministro do Turismo, Jordi Hereu, em conferência de imprensa em Madrid. Este novo recorde, demonstra, conforme disse, que a Espanha é um país “muito atraente”, “que cativa”.
Por outro lado, o país gerou 135 mil milhões de euros em receitas o ano passado, um aumento de 6,8% em relação a 2024, de acordo com a estimativa dada pelo ministro, que enfatizou os benefícios económicos gerados por esse fluxo maciço de visitantes.
No entanto, Jordi Hereu apelou aos profissionais do setor para que “diversifiquem” e “controlem” a oferta, especialmente nas regiões mais visitadas, a fim de proporcionar “maior qualidade” e “continuar a crescer” no futuro.
Efetivamente, a questão do turismo de massa ainda causa tensões muito fortes na população, particularmente em destinos turísticos populares como Barcelona, Málaga, as Ilhas Baleares ou o arquipélago das Ilhas Canárias, onde as manifestações contra o excesso de turismo são frequentes.



