EVENTOS

Delegação de Portugal na FITUR conta com 118 empresas

A delegação portuguesa na 46.ª edição da FITUR, a feira de turismo de Madrid, que teve início ontem, 21, conta com a participação de 118 empresas nacionais e das sete agências regionais de promoção turística, que estão representadas no novo stand do Turismo de Portugal e que ocupa uma área de 880 m2.

De acordo com um comunicado do Turismo de Portugal, além da área do stand nacional, a presença portuguesa conta também com uma “área expositiva adjacente de 400 m²”, o que cria “um conjunto integrado que potencia significativamente o impacto e a visibilidade da marca Portugal”.

“Esta configuração reforça a presença nacional naquela que é uma localização privilegiada na feira e gera um efeito agregador que beneficia simultaneamente o destino enquanto marca global e as entidades instaladas neste espaço complementar, que passam a usufruir da projeção, notoriedade e capacidade de atração associadas ao Destino Portugal”, defende o Turismo de Portugal, no comunicado divulgado.

Este ano, a participação portuguesa conta também com um novo stand, espaço que, indica o Turismo de Portugal, “reforça a visibilidade dos destinos regionais e cria melhores condições para a atividade empresarial”, uma vez que contempla “mais áreas de negócio, espaços de trabalho mais eficientes e uma forte aposta na sustentabilidade e na inovação tecnológica”.

“Concebido como muito mais do que um espaço expositivo, o stand traduz a ligação profunda do país ao mar, à cultura e à forma de viver portuguesa, integrando um elemento central de grande impacto visual, inspirado nas ondas do Oceano Atlântico”, explica o Turismo de Portugal, realçando ainda a abordagem paperless do stand, que assenta na utilização de materiais reciclados e na eliminação de plásticos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

A participação de Portugal na FITUR vai também levar o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, até Madrid, onde vão acompanhar a presença nacional e desenvolver “um conjunto de contactos institucionais de alto nível com entidades espanholas e internacionais do setor do turismo e da economia”.

“Esta deslocação reforça a dimensão estratégica da participação portuguesa, valorizando o posicionamento de Portugal como destino turístico competitivo e parceiro de referência nos principais fóruns internacionais”, explica ainda o Turismo de Portugal.

Na FITUR, Portugal vai ainda destacar a arte nacional, uma vez que parte do stand nacional vai estar dedicada à campanha “Portugal is Art”, que celebra o país enquanto “destino de inspiração artística, estabelecendo uma ligação entre criadores, património histórico-cultural e experiências contemporâneas”.

O Turismo de Portugal diz que também o “desporto, o mar, a natureza e os símbolos tradicionais do país” estão “estrategicamente integrados no stand”, o que permite partilhar com os visitantes deste certame “a essência e a diversidade de Portugal”.

Em evidência vai estar ainda o módulo “Portugal Events”, dedicado a festivais, animação cultural e grandes eventos internacionais, incluindo, através da instalação de uma esfera LED de 1,5 metros de diâmetro, a promoção do Mundial de Futebol 2030, que vai ter lugar em Portugal, Espanha e Marrocos.

Paralelamente, o Turismo de Portugal vai ainda lançar uma atualização visual da marca VisitPortugal, que foi criada em 1993 e cuja simbolo original se mantém como elemento central, pelo que as novidades são ao nível do “lettering e nas suas proporções para reforçar a eficácia na comunicação contemporânea, sem perder a sua essência”.

“A nova identidade reforça o impacto e a presença da marca nos formatos digitais, em alinhamento com a estratégia “digital first” do VisitPortugal. A adoção dum tipo de letra mais moderno, minimalista e intemporal, confere maior flexibilidade às expressões da marca, enquanto a nova arquitetura de comunicação permite potenciar, de forma mais integrada e eficaz, a narrativa do destino”, lê-se no comunicado do Turismo de Portugal.

Além das atividades programadas, Portugal vai também promover várias iniciativas no fim-de-semana de 24 e 25 de janeiro, num conjunto alargado de ações que inclui mais de duas dezenas de ativações culturais, artísticas e gastronómicas.

“Ao longo do fim de semana, o espaço de Portugal acolhe apresentações, atuações musicais e artísticas, sessões de debate, workshops, provas gastronómicas e de vinhos, distribuídas por dois palcos, proporcionando aos visitantes um variado e impactante conjunto de experiências”, acrescenta ainda o Turismo de Portugal.

Mas a presença portuguesa na FITUR vai além da feira e, por isso, o Turismo de Portugal leva até ao centro da capital espanhola a exposição imersiva “Pairing Portugal: Um país que se decanta pela poesia”, que cruza tecnologia, vinho, palavras e lugares e que, através da tecnologia NFC incorporada na rolha de cortiça Corkified, permite que os “visitantes possam viajar pelo país, conduzidos pelas palavras de 100 poetas que se inspiraram nos vinhos e no território”.

O Turismo de Portugal lembra ainda que Espanha é um dos principais mercados emissores de turistas para território nacional, ocupando, até novembro de 2025, a terceira posição entre os principais mercados emissores de hóspedes para Portugal, com uma quota de 11,4%.

Recorde-se que a FITUR, o certame turístico da capital espanhola, é uma das principais feiras de turismo da Europa e arrancou esta quarta-feira 21 de janeiro, decorrendo até domingo, dia 25.

Artigos relacionados
DESTINOSEVENTOS

Turismo Itaipu proporciona experiência de Carnaval com pôr do sol, show de samba ao vivo e gastronomia no Mirante do Vertedouro

Como parte da programação de Carnaval, o Turismo Itaipu promove nos dias 15 e 16 de fevereiro o Itaipu Sunset, uma experiência que combina música, gastronomia e contemplação do pôr do sol…
CIA AÉREASEVENTOS

Carnaval: São Paulo recebe mais viajantes que chegam de Recife,Porto Alegre e Confins

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, fez um levantamento…
EVENTOS

Mais de 65 milhões de foliões devem tomar as ruas pelo país no carnaval

Quando os confetes, as fantasias e o brilho tomam conta das ruas, é sinal de que a maior festa popular…