A Minor Hotels vai abandonar a gestão das duas unidades que opera em Cuba, sob a marca NH Hoteles, e encerrar a sua presença neste país das Caraíbas, que tem assistido a um colapso do turismo e ao declinio da procura internacional.
A informação é avançada pelo jornal espanhol Hosteltur, que diz que a saída de Cuba da Minor Hotels foi confirmada à EFE pelo grupo tailandês, sendo a decisão justificada com a deterioração do ambiente de negócios e o forte declínio do turismo internacional na ilha.
A Minor Hotels detém a gestão de dois hotéis da marca NH Hoteles em Cuba, ambos localizados no bairro Vedado, em Havana, concretamente o Hotel Capri, com 200 quartos, e o NH Collection Victoria, com 31 quartos.
Recorde-se que a situação económica e energética em Cuba tem vindo a agravar-se nos últimos meses, o que se tem refletido no turismo e levou a que, no ano passado, a procura internacional tivesse caído 18%, para 1,81 milhões de turistas internacionais, naquele que foi o pior resultado desde 2002, excluindo o período da pandemia.
A descida da procura internacional tem ditado uma forte quebra na ocupação da hotelaria cubana, que ronda agora os 20%, muito abaixo dos 70% a 75% que são considerados níveis sustentáveis para o setor.



