A Associação da Indústria de Viagens do Alasca informou que um número recorde de 3 milhões de visitantes foram ao Alasca durante a temporada turística de maio de 2024 a abril de 2025; 88% vieram para o verão no Alasca, predominantemente passageiros de navios de cruzeiro que navegam durante a temporada de cruzeiros, de maio a setembro.
Durante o restante do ano, o Alasca não figura no topo da lista de viagens de muita gente. Apesar da tendência crescente de viagens para destinos de clima frio, enfrentar o inverno do Alasca não exerce o mesmo fascínio que navegar por suas geleiras ensolaradas.
Com 800 quilômetros de trilhos e inúmeros pacotes de cruzeiro, a Ferrovia do Alasca é uma opção popular para passeios turísticos. No entanto, sua operação durante todo o ano é subutilizada.
Os viajantes que desejam conhecer o Alasca não precisam se limitar a um período de cinco meses. Se você tem clientes considerando uma viagem ao 49º estado, eles podem querer considerar uma viagem em uma das cinco principais linhas de trem do Alasca — em qualquer tipo de clima.
A Alaska Railroad opera sua rota de inverno a partir do final de setembro, com partidas para o norte de Anchorage aos sábados e para o sul de Fairbanks aos domingos. As partidas durante a semana geralmente são retomadas em fevereiro.
Esta viagem de trem de 12 horas permite que os passageiros apreciem a deslumbrante beleza invernal do Alasca com absoluto conforto, desfrutando de amplas janelas panorâmicas e serviço completo de refeições.
As experiências de inverno estão disponíveis como um adicional a cada tarifa, incluindo excursões como caminhadas guiadas com raquetes de neve, sobrevoos sobre Denali ou o Círculo Polar Ártico e observação da aurora boreal em Chena Hot Springs, perto de Fairbanks.
Se os visitantes estiverem na cidade em março, terão a oportunidade de participar das festividades que envolvem o Iditarod. Este ano, serão três dias de atividades (de 8 a 10 de março), incluindo uma excursão até o local oficial de largada da corrida em Willow, seguida de um churrasco à beira da trilha; e dois pontos de controle para assistir à chegada dos cães e dos condutores de trenós. (Para quem estiver planejando com antecedência, as datas do Iditarod de 2027 são de 3 a 9 de março.)
As experiências disponíveis no Trem de Inverno da Alaska Railroad incluem caminhadas com raquetes de neve e observação da aurora boreal. Crédito da foto: Nathaniel Wilder
Durante a alta temporada (de maio até meados de setembro), o trem Hurricane Turn opera em oito paradas, desde a pitoresca cidadezinha de Talkeetna até o ponto de retorno em Hurricane Gulch.
Os moradores locais consideram essa linha férrea um segredo bem guardado para acessar o Alasca “autêntico”, com cabanas isoladas e pontos de pesca privilegiados ao longo do caminho. Visitantes de outono no Alasca ainda podem viajar de trem, com serviço reduzido, ao longo da rota de Hurricane Turn, no interior do estado. O trem opera mensalmente a partir de 1º de outubro (exceto em março), então os visitantes podem planejar chegar a tempo para a primeira quinta-feira de cada mês (5 de novembro e 3 de dezembro, etc.) para embarcar na rota de cinco horas pelo Vale do Rio Indiano, de Anchorage a Wasilla, Talkeetna e Hurricane (e retorno).
As cores do outono aparecem e desaparecem rapidamente no Alasca, então quem procura folhagem dourada deve se concentrar no final de agosto e setembro, em vez de outubro. No entanto, a menor quantidade de folhagem nas árvores permite uma vista mais clara além dos trilhos, com o Rio Susitna e o Monte Denali ao fundo, em dias claros. Observe que este serviço de trem exige que os passageiros levem seus próprios alimentos e bebidas a bordo.
O trem Coastal Classic passa pela geleira Bartlett. O serviço de trem funciona de meados de maio a meados de setembro. Crédito da foto: Glenn Aronwits
Considerada uma das melhores viagens de trem da América do Norte pela National Geographic Traveler, esta linha opera de Anchorage a Seward, passando por Girdwood (onde fica o Alyeska Resort ), e retorna, de meados de maio a meados de setembro.
O trem Classic percorre o trecho sinuoso do Turnagain Arm, passando pelas montanhas Chugach, adentrando a mata e, finalmente, chegando às margens da Resurrection Bay. Cruzeiristas que partem de Seward e desejam estender sua estadia no Alasca podem facilmente voar até Anchorage e embarcar neste trem.
O pacote de cinco noites “Do Sul aos Glaciares” inclui uma visita guiada ao Glaciar Exit e a um canil que abriga campeões do Iditarod; um passeio de barco pelos fiordes de Kenai com pernoite em um alojamento rústico e oportunidades para praticar caiaque e fazer trilhas; e tempo livre em Seward com a opção de tirolesa ou visita ao Alaska SeaLife Center.
A estação ferroviária está localizada ao lado do novo terminal de cruzeiros de Seward, com inauguração prevista para a temporada de 2026.
A rota de trem mais popular da Alaska Railroad é a do Denali Star , o trem principal, que percorre uma viagem de 12 horas de Anchorage a Fairbanks e retorna, com paradas em Wasilla, Talkeetna e Denali. Ele opera de meados de maio até 17 de setembro.
Este trem é ideal para quem deseja visitar o Parque Nacional e Reserva de Denali. Os pacotes oferecidos pela Alaska Railroad — como o de quatro noites do norte até Denali ou as opções de uma e duas noites dentro de Denali com passagem de trem inclusa — simplificam a viagem para clientes com pouco tempo disponível. (É claro que também é fácil desembarcar do trem em Denali para contratar acomodações ou passeios por conta própria.)
Com grande parte de Denali bloqueada por estradas até pelo menos o verão, pode ser prudente reservar o pacote de uma semana “Parques Nacionais do Alasca de Trem”, que também inclui o Parque Nacional dos Fiordes de Kenai e um voo para observação de ursos, além de outras duas viagens de trem.
Serviço de bebidas GoldStar no trem Denali Star da Alaska Railroad. Crédito da foto: Alaska Railroad
Assim como a rota Coastal Classic, esta linha de barcos vai de Anchorage a Girdwood, mas faz um desvio até Whittier, sendo ideal para viajantes que embarcam em um cruzeiro nesta pequena cidade portuária. Ela opera de 30 de maio a 14 de setembro.
Os aventureiros vão adorar as excursões de um dia para Portage ou para a geleira Spencer, que oferece uma trilha de cascalho de 2,1 km (1,3 milhas) que leva diretamente dos trilhos até vistas espetaculares acima do lago Spencer.
Para aqueles que percorrerem toda a extensão do trajeto, a viagem garante ainda mais paisagens deslumbrantes, com geleiras, vales fluviais e prados alpinos que podem ser apreciados antes do ponto de retorno do trem em Grandview.



