DESTINOS

Dubai alcança recorde de visitantes internacionais pelo terceiro ano consecutivo

Dubai - amazing city center skyline with luxury skyscrapers, United Arab Emirates

O Dubai recebeu, no ano passado, um total de 19,59 milhões de visitantes internacionais, cifra que representa um novo recorde para o destino pelo terceiro ano consecutivo e que também inclui um crescimento de 10% entre os turistas portugueses, informou o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET).

De acordo com uma nota enviada à imprensa, o total de 19,59 milhões de visitantes internacionais traduz um crescimento de 5% face ao número de turistas estrangeiros que o destino tinha recebido no ano anterior, com destaque para o mês de dezembro, em que a cidade do Dubai recebeu, pela primeira vez, mais de dois milhões de visitantes num único mês.

“Em dezembro, a cidade recebeu 2,04 milhões de visitantes internacionais, um crescimento de 6% face ao ano anterior. O recorde anterior da cidade tinha sido registado em janeiro de 2025, com 1,94 milhões de visitantes”, destaca o DET, na informação divulgada.

Segundo Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (Visit Dubai), parte do DET, “o recorde de visitantes internacionais do Dubai é um testemunho da confiança global no destino e da eficácia das políticas alinhadas com a Dubai Economic Agenda, D33, bem como da força coletiva das parcerias entre setores e comunidades que definem a nossa cidade”.

“As nossas prioridades serão continuar a reforçar a competitividade global do Dubai através da inovação digital e da oferta de experiências excecionais aos visitantes em todos os pontos de contacto, com uma forte motivação depois de termos superado em dezembro, pela primeira vez, os dois milhões de visitantes num único mês”, acrescenta o responsável.

Por mercados, os números do DET mostram que os mercados externos mais representativos foram os de proximidade do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo) e MENA (Médio Oriente e Norte da África), que representaram, em conjunto, 26% do total de visitantes do Dubai em 2025, com 2,99 milhões (15%) e 2,17 milhões (11%) de chegadas, respetivamente.

Já a Europa Ocidental voltou a ser o maior mercado emissor do Dubai, com 4,10 milhões de visitantes (21%), acima dos 3,74 milhões de 2024, com o mercado português a destacar-se e a alcançar um crescimento que foi “o dobro da média global do destino, com um aumento de 10%”.

Depois da Europa Ocidental, seguem-se a CEI e Europa Oriental (2,89 milhões; 15%), Sul da Ásia (2,89 milhões; 15%), Nordeste e Sudeste Asiático (1,85 milhões; 9%), Américas (1,40 milhões; 7%), África (897 mil; 5%) e Australásia (401 mil; 2%).

“O crescimento contínuo das visitas reflete a força da estratégia diversificada do Dubai, implementada em estreita parceria com os setores público e privado”, explica o DET, destacando o papel da hotelaria, que registou “novas aberturas e o lançamento de iniciativas estratégicas” ao longo do ano passado, somando 154.264 quartos em 827 estabelecimentos, até final de dezembro.

Além do papel da hotelaria, o DET destaca também as campanhas e parcerias promovidas no ano passado, com o objetivo de “mostrar a oferta diversificada e em constante evolução de Dubai”, a exemplo da campanha ‘Find Your Story’ (“Encontre a sua história”), com Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi, que ajudou a promover “o Dubai junto de novos públicos internacionais”.

No ano passado, o destino foi ainda reconhecido com vários prémios internacionais, tornando-se, por exemplo, no rimeiro Destino Certificado para o Autismo no hemisfério oriental ou figurando entre as dez cidades mais seguras do mundo no Safety Index da Numbeo.

Importantes para os resultados alcançados foram ainda os eventos, assim como as iniciativas de sustentabilidade promovidas que, segundo o DET, “alcançaram marcos importantes em 2025”.

Para 2026, o Dubai espera dar continuidade à estratégia D33, que visa duplicar a economia do Dubai até 2033 e que também abrange o setor do turismo, prevendo também a expansão do Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC) e a construção da Linha Azul do Metro de Dubai.

“Estas infraestruturas e iniciativas estratégicas planeadas para além de 2026, reforçarão a proposta turística do Dubai. Combinando tecnologia avançada, autenticidade cultural preservada e planeamento urbano sustentável, o Dubai molda uma metrópole orientada para o futuro, estabelecendo novos padrões de excelência no destino. Estes investimentos transformadores garantem que o emirado se mantenha na vanguarda do turismo mundial, criando uma base resiliente e sustentável para as gerações futuras”, explica o DET.

Artigos relacionados
DESTINOS

Destinos brasileiros para quem quer tranquilidade no Carnaval

Se a ideia no Carnaval for trocar o batuque pela tranquilidade de um destino isolado, tendo a natureza como companhia,…
CIA AÉREASDESTINOSHOTELARIA

Embratur e a TAP levam jornalistas portugueses para imersão entre o Barroco e o Carnaval de Minas Gerais

A Embratur e a TAP promovem, até a próxima segunda-feira (16), uma press trip com jornalistas portugueses em Minas Gerais….
DESTINOS

Tamandaré se destaca com piscinas naturais e a famosa Praia dos Carneiros no litoral sul de Pernambuco

O litoral sul de Pernambuco é um dos destinos mais procurados do Nordeste brasileiro no verão. Lá, Tamandaré, situada a…