Com apenas cinco meses de lançada pela Prefeitura de Arapiraca, a Central Integrada de Atendimento (CIDA) já ultrapassou a marca de 10 mil atendimentos registrados nas áreas de saúde, educação, infraestrutura urbana, entre outros. A assistente virtual, que funciona pelo WhatsApp, tem ampliado de forma significativa o acesso da população aos serviços municipais, oferecendo mais agilidade, comodidade e eficiência no atendimento.
Entre os serviços mais recentes estão a matrícula digital para todas as séries da rede municipal de ensino, cadastro de reserva de vagas escolares, ampliação dos serviços da Secretaria Municipal da Fazenda, permitindo consulta de débitos de todos os impostos e taxas por CPF ou CNPJ, além da emissão e pagamento de impostos e taxas de pessoa física e jurídica e pagamento de autos de infração de obras.
Mas o trabalho da CIDA segue avançando. A expansão agora está voltada para novas secretarias que já estão desenvolvendo fluxos automatizados para integrar seus serviços à Central
É o caso das Secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural e Defesa Social, que irão disponibilizar serviços relacionados ao Conselho de Assistência, Conselho Tutelar, CadÚnico, abastecimento de água, programa Terra Pronta, além do registro de denúncias de situações de risco relacionadas a chuvas e outros ocorridos.
Desde o início do projeto, em setembro de 2025, a CIDA registra uma marca importante: 80% dos atendimentos foram concluídos de forma automatizada pela assistente virtual, enquanto 20% foram realizados pelo time de atendentes da gestão municipal, com representantes de todas as secretarias e órgãos públicos. O tempo médio de resposta ao cidadão é inferior a um dia útil.



