AEROPORTOS

Porto Alegre Airport retoma patamar de passageiros registrado no período pré-enchente

O Aeroporto de Porto Alegre retomou o patamar de passageiros registrado no período anterior a enchente, que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024. O número de viajantes que utilizaram o terminal em 2025 foi de 7.513 milhões, levemente maior do que os 7.480 milhões registrados em 2023. Os ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR) e do Turismo também aderiram a campanha.

O espaço foi totalmente recuperado no final de 2024. No entanto, retomada da malha aérea passa pela decisão e readequação de cada companhia aérea, suas estratégias e oportunidades para incremento no número de voos, destinos e frequências. Assim, o retorno das conexões aéreas foi ocorrendo de forma gradual ao longo do ano passado.

Apesar do primeiro semestre de 2025 ter tido ritmo ainda lento na recuperação, o desempenho foi crescente a partir do período de férias em junho, se estendendo até o final daquele ano. Como destaque, além da retomada da malha doméstica, houve o retorno de voos internacionais, como para Portugal (TAP), e de rotas sazonais operadas em 2025, como Bariloche (Azul) e Santiago (Sky).

“Esse resultado reflete o trabalho em conjunto da concessionária, das cias aéreas e do governo do Estado, que atuou pela promoção do turismo e em ações de incentivo junto às empresas”, pontua Pedro Navega, gerente de aviação comercial da Fraport Brasil.

Número de voos

O número de voos, incluindo chegadas e partidas, que passaram pelo aeroporto também se assemelha. Em 2025, foram 67.313 voos, o que representa quase 93% do registrado em 2023, de 72.639.

Conforme Navega, o dado indica uma tendência do mercado.

“Ao longo dos anos, acompanhamos uma transformação constante do setor, em que as cias aéreas buscam cada vez mais eficiência. Assim, apesar da redução no número de voos, houve aumento nas taxas de ocupação, otimizando o espaço dentro das aeronaves.”

Novidades em 2026

O ano de 2026 já registra mais novidades para o Porto Alegre Airport. Uma delas é a ampliação do número de voos diretos para Lisboa, trecho operado pela TAP Air Portugal.

A cia anunciou uma quarta frequência semanal na rota, que será disponibilizada às segundas-feiras a partir de 6 de julho. A novidade vai atender a demanda por viagens durante a alta temporada do verão europeu.

Atualmente, a cia já opera voos entre a capital gaúcha e Lisboa nas terças, sextas e sábados.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Aeroportos do Centro-Oeste receberam mais de 12,5 milhões de passageiros em 2025

Os aeroportos do Centro-Oeste receberam 12.507.560 milhões de passageiros em 2025, 7,5% a mais do que em 2024, quando a…
AEROPORTOS

EUA: 2025 foi um ano fraco para o Aeroporto Harry Reid em Las Vegas

A queda no número de turistas prevista para 2025, divulgada pela Autoridade de Convenções e Visitantes de Las Vegas no mês passado,…
AEROPORTOS

Sul supera 18 milhões de passageiros em 2025

A aviação civil na Região Sul do Brasil registrou desempenho expressivo em 2025, consolidando a retomada do setor e ampliando…