A subida dos preços dos produtos turísticos internacionais transformou os hábitos de planeamento do mercado espanhol. Segundo os dados mais recentes da Atrápalo, o prazo para reservas de férias de verão disparou para 150 dias, uma tendência que cresceu 1,5% em comparação com o ano anterior e que está em ascensão, explicou a Atrápalo em comunicado, referindo que se trata de uma estratégia para reduzir custos e compensar o aumento das despesas com viagens de longa distância e dentro da Europa. Neste momento, diz, quase 25% das reservas para julho já estão confirmadas.
A análise, citada pela imprensa espanhola, recorda que as viagens de longa distância registaram um aumento de 56,76% nos preços, enquanto em toda a Europa a subida foi de 23,85%.
Apesar do aumento dos preços, a duração média das estadias no exterior apresenta uma tendência positiva. Nos destinos europeus, a estadia média aumentou 13,61%, atingindo 3,53 dias. Para destinos de longa distância, o aumento é ainda mais acentuado, com uma subida de 27,13%, chegando a uma média de 4,92 dias.
Ao analisar a procura por destino, o turismo doméstico de sol e praia mantém a predominância, com o litoral e as Ilhas Baleares a representam 71,34% do total de reservas para a temporada de verão, observando-se, no entanto, um ligeiro declínio na procura, à medida que o turismo se diversifica em direção a destinos internacionais.



