A maior plataforma de aluguel por temporada turística a Airbnb anunciou uma proibição mundial de todos os tipos de festas e eventos nos alojamentos anunciados na plataforma, incluindo um máximo de 16 hóspedes por alojamento. “Esta proibição aplica-se a todas as futuras reservas na plataforma Airbnb, e permanecerá em vigor indefinidamente até nova determinação”, indica a plataforma de reservas de alojamento local.
A Airbnb recorda que as festas já eram proibidas nos alojamentos e que ainda em 2019 implementou “limites muito mais rigorosos, começando por proibir o que era conhecido como “casas de festas””, ou seja, “espaços que repetidamente causavam desconforto aos vizinhos”.
Com o surgir da pandemia, o distanciamento social tornou-se “um elemento importante na promoção da saúde pública e das viagens responsáveis”, o que levou a plataforma a atualizar as suas políticas, tendo começado por remover o filtro de pesquisa “Eventos Permitidos” , bem como a categoria “Eventos e Festas permitidos” das Regras da Casa dos espaços que permitiam eventos. “Além disso, foram implementadas novas políticas que exigem que todos os utilizadores cumpram as medidas de saúde locais relacionadas com a COVID-19, que nessa altura limitavam os ajuntamentos, proibindo efectivamente festas e eventos”, complementa.
A Airbnb considera que esta medida que leva à implementação de uma proibição global de festas e eventos nos alojamentos anunciados na plataforma “defende a saúde pública”.