O paraíso da Ilha de Fernando Noronha estará aberto para os turistas a partir do dia 10 de outubro, exigindo para isso o exame RT-PCR negativo e fazer uso do aplicativo Dycovid, que utiliza Bluetooth e GPS para identificar contatos de risco entre os usuários, em decisão do Governo de Pernambuco.
O aplicativo Dycovid consegue dar o histórico de até 14 dias antes do resultado do teste do infectado pela Covid-19 dar positivo, assim, as pessoas que tiveram nas imediações do contaminado recebem uma notificação de risco, que é classificada de acordo com a proximidade e tempo de exposição. Ao todo, o app conta com três graus de rotulação, sendo o mais alto para pessoas que estiveram um maior período mais próximas ao contaminado.
O Dycovid conta com um “contact tracing” com capacidade de utilizar o Bluetooth e GPS para ajudar no distanciamento. Assim, a população consegue acessar mapas de risco e, periodicamente, receber notificações caso tenham sido expostos e tenham chances de contaminação. Além de locais, o contact tracing analisa também a aproximação entre os usuários e consegue avisar caso pessoas que tiverem contato entre si testem positivo ou relatem sintomas da doença.