DestaquesNotícias

Atestado de vacinação e exame RT-PCR deverá ser obrigatório para viagens

A Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com a Organização Mundial de Turismo (OMT) discutem a exigência da apresentação para viagens de exames RT-PCR e atestado de vacinação de covid-19 para viagens. O assunto foi abordado esta semana pelo doutor Anthony Fauci em entrevista à Newsweek que é “bem possível” que a vacinação Covid-19 se torne obrigatória, a princípio para viagens entre países.

O Dr. Anthony Fauci, que dirige o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse que um passaporte da vacina Covid-19 poderia ser emitido nos Estados Unidos. “Tudo está em jogo”, disse ele. 
Crédito da foto: vasilis asvestas / Shutterstock.com

“Bem, você sabe, é claro seria bom para a Covid-19 se tornar uma vacina padrão para viagens”, disse ele à agência de notícias. “Quero dizer, se todo mundo for vacinado, é claro que isso é bom”. Declarou o especialista que é respeitado em todo o mundo.

Citando o exemplo da febre amarela, Fauci disse que embora os Estados Unidos não exijam que os visitantes recebam a vacina contra a febre amarela, outras nações exigem.

“É o lugar para onde você está indo que exige isso”, disse ele. “Eu fui para a Libéria durante o surto de ebola. Tive que tomar minha vacina contra a febre amarela ou eles não me deixaram entrar na Libéria.”

Fauci, que dirige o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, também disse que um passaporte da vacina Covid-19 poderia ser emitido nos EUA .”Tudo está sobre a mesa. Tudo é possível, é claro”, disse ele.

Fauci disse ainda que é improvável que os EUA determinem nacionalmente a obtenção de uma vacina contra Covid-19, porque “quase nunca determinamos coisas federalmente com relação à saúde”.

“Não tenho certeza se a vacina Covid-19 será obrigatória do ponto de vista do governo central, como mandatos do governo federal. Mas haverá instituições individuais que, tenho certeza, vão impor”, ele disse.

Passaporte sanitário

A criação de um “passaporte sanitário”, também vem sendo discutido pela Indústria do Turismo no mundo. Seria uma norma padronizada para evitar a burocratização para as viagens entre os países. O objetivo é evitar que cada um crie suas próprias normas, o que seria um caos para o turismo.

O passaporte sanitário constaria com todo histórico do turista, informando inclusive por onde passou e todo seu histórico de saúde e vacinação. Contudo o teste RT – PCR, mesmo com o atestado de vacinação deverá ser exigido. 

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Brasil recebe grandes eventos e se consolida como um dos principais destinos para turismo de eventos e negócios

Das areias de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), à beira da baía do Guajará, no Pará, o Brasil viveu…
Destaques

Maragogi (AL) vence o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025

A Prefeitura de Maragogi conquistou, de forma histórica, o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025, na categoria Governança, consolidando…
Destaques

Confira dicas essenciais para uma viagem em família inesquecível nas férias escolares

O mês de dezembro marca o fim do período letivo no Brasil e a chegada das férias escolares, momento ideal…