O governo federal, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), publicou nesta sexta-feira (21.05) edital para a concessão da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A cessão ocorrerá no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e resultará em recursos privados que podem chegar a mais de R$ 70 milhões. A licitação será realizada na modalidade de concorrência, com valor mínimo previsto em edital de R$ 290 mil. O prazo de contrato é de 30 anos.
De acordo com o edital, os investidores deverão realizar serviços, como a manutenção da brigada de incêndio da unidade, o cumprimento de regras de acessibilidade e o monitoramento e manejo de espécies pertencentes à unidade. Além disso, devem ser realizados serviços essenciais, como a manutenção, limpeza e infraestrutura para tornar a experiência de ecoturismo mais atrativa e segura.
“Serão investimentos que vão impactar diretamente no turismo da região. A Flona (Floresta Nacional) de São Francisco de Paula é uma das que mais recebem visitantes no país e agora, com a concessão, quem sabe poderemos duplicar ou até triplicar o número de visitantes, promovendo a geração de empregos e gerando renda para os habitantes das cidades que a rodeiam. É a união do turismo com o meio ambiente no desenvolvimento do nosso país.”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Para participar, os interessados deverão entregar as propostas no dia 26 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Sede do ICMBio (EQSW 103/104, Complexo Administrativo Sudoeste, Setor Sudoeste, Brasília), e a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 29/7, às 9h. Para mais informações, acesse aqui
FLONA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA – Com mais de 1.600 hectares, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula se destaca entre os parques e unidades de conservação que mais recebem visitantes no país. Cerca de 2,5 milhões de turistas por ano vão ao local para usufruir do ecoturismo. Atualmente, o espaço conta com duas trilhas ecológicas, além de hospedarias com 50 leitos para grupos de alunos e pesquisadores.
Por Victor Maciel
FOTO: Icambio
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo