DestaquesNotícias

Governo federal publica edital para concessão da Floresta de São Francisco de Paula

O governo federal, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), publicou nesta sexta-feira (21.05) edital para a concessão da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A cessão ocorrerá no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e resultará em recursos privados que podem chegar a mais de R$ 70 milhões. A licitação será realizada na modalidade de concorrência, com valor mínimo previsto em edital de R$ 290 mil. O prazo de contrato é de 30 anos.

De acordo com o edital, os investidores deverão realizar serviços, como a manutenção da brigada de incêndio da unidade, o cumprimento de regras de acessibilidade e o monitoramento e manejo de espécies pertencentes à unidade. Além disso, devem ser realizados serviços essenciais, como a manutenção, limpeza e infraestrutura para tornar a experiência de ecoturismo mais atrativa e segura.

“Serão investimentos que vão impactar diretamente no turismo da região. A Flona (Floresta Nacional) de São Francisco de Paula é uma das que mais recebem visitantes no país e agora, com a concessão, quem sabe poderemos duplicar ou até triplicar o número de visitantes, promovendo a geração de empregos e gerando renda para os habitantes das cidades que a rodeiam. É a união do turismo com o meio ambiente no desenvolvimento do nosso país.”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para participar, os interessados deverão entregar as propostas no dia 26 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Sede do ICMBio (EQSW 103/104, Complexo Administrativo Sudoeste, Setor Sudoeste, Brasília), e a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 29/7, às 9h. Para mais informações, acesse aqui

FLONA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA – Com mais de 1.600 hectares, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula se destaca entre os parques e unidades de conservação que mais recebem visitantes no país. Cerca de 2,5 milhões de turistas por ano vão ao local para usufruir do ecoturismo. Atualmente, o espaço conta com duas trilhas ecológicas, além de hospedarias com 50 leitos para grupos de alunos e pesquisadores.

Por Victor Maciel

FOTO: Icambio

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
Destaques

Aena registra recorde de movimentação de passageiros no Brasil e no mundo

A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, alcançou um marco histórico em 2024, registrando um recorde de…
Destaques

Verão: dicas de saúde para curtir a estação mais quente do ano

Com temperaturas elevadas, praias convidativas e muitas festas ao ar livre, é crucial adotar hábitos saudáveis para aproveitar ao máximo…
Destaques

Opções de viagens para quem gosta de se exercitar até mesmo no Verão

Para aqueles que adoram viajar no Verão, mas não abrem mão de manter uma rotina ativa, os roteiros que combinam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :